Economia

Portugal com segundo maior excedente orçamental no terceiro trimestre

Portugal registou o segundo maior excedente nas contas públicas (3,6 por cento do PIB) na União Europeia (UE) no terceiro trimestre de 2018 e a maior subida face ao período anterior (6,4 pontos), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Na zona euro, por seu lado, o défice público da zona euro fixou-se, no terceiro trimestre de 2018, nos 0,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), um agravamento face ao de 0,5 por cento no período anterior, mas um recuo na comparação homóloga (0,7 por cento).

Na União Europeia (UE), o rádio do défice público em relação ao PIB aumentou para os 0,6 por cento entre julho e setembro face ao período anterior (0,4 por cento), mas diminuiu na comparação com o terceiro trimestre de 2018 (0,8 por cento).

De acordo com o gabinete estatístico da UE, entre os países para os quais há dados disponíveis, Malta teve o maior excedente orçamental entre julho e setembro (3,8 por cento), seguindo-se Portugal e a Bulgária (3,6 por cento cada).

Portugal registou ainda a maior subida – de 6,4 pontos percentuais – face ao trimestre anterior-, quando as contas públicas apresentaram um défice de 2,8 por cento (-3,6 por cento no período homólogo de 2017).

A Roménia (-3,6 por cento do PIB) teve o maior défice público, seguindo-se a França (-3,1 por cento) e a Letónia (-2,1 por cento).

Em destaque

Subir