Desporto

Portugal com 10 nadadores nos Mundiais em busca de oito mínimos olímpicos

Portugal vai estar representado por 10 atletas nos Mundiais de natação pura, que decorrerão na Coreia do Sul, e tem como objetivo principal a “obtenção de oito mínimos para os Jogos Olímpicos Tóquio2020”.

“O objetivo é que, numa perspetiva ideal, oito nadadores, consigam os mínimos para os Jogos de Tóquio. Isso implica, quase garantidamente, a presença nos 16 primeiros”, disse o Diretor Técnico Nacional (DTN) José Machado, à agência Lusa.

O responsável admitiu que a presença em finais já exigirá tempos mais baixos do que os mínimos olímpicos: “Estou convencido que um nadador para obter uma marca dentro dos mínimos definidos para Tóquio muito certamente obterá uma classificação dentro dos 16 primeiros, a final já terá de ser um tempo mais abaixo”.

José Machado garantiu que os 10 nadadores que vão representar Portugal na competição, que decorre em Gwangju, entre domingo e 28 de julho, têm todos experiência em grandes competições.

“Todos eles já participaram em competições internacionais importantes, nomeadamente campeonatos de Europa e campeonatos do Mundo do escalão sénior”, disse, acrescentando: “Há quatro nadadores que já participaram nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”.

Sem querer eleger uma figura na seleção de seis atletas masculinos e quatro femininos, o DNT referiu apenas que “à partida, quem está à frente são os nadadores que já obtiveram mínimos: Alexis Santos, Gabriel Lopes, Tamila Holub, Diana Durães e Ana Catarina Monteiro”.

Além destes, vão representar Portugal os nadadores Victoria Kaminskaya, Diogo Carvalho, João Vital, Miguel Nascimento e Tomás Veloso, naquela que será a maior comitiva das últimas edições de Mundiais de natação pura.

“Há quatro anos, em Kazan, tivemos cinco nadadores, há dois, em Budapeste tivemos sete e este ano chegámos aos 10”, disse José Machado, referindo que a seleção fez um estágio em Barcelona e outro em Macau, antes de partir para a Coreia do Sul.

– Convocados para os Mundiais de natação pura:

Ana Catarina Monteiro (Fluvial Vilacondense), 100 metros mariposa e 200 metros mariposa.

Diana Durães (Benfica), 400 metros livres, 800 metros livres e 1500 metros livres.

Tamila Holub (Sporting de Braga), 800 metros livres e 1500 metros livres.

Victoria Kaminskaya (Benfica), 200 metros bruços, 200 metros estilos e 400 metros estilos.

Alexis Santos (Sporting), 50 metros costas, 200 metros estilos e 4×200 metros livres.

Diogo Carvalho (Galitos de Aveiro), 4×200 livres.

Gabriel Lopes (Louzan Natação), 100 metros costas, 200 metros costas e 200 metros estilos.

João Vital (Sporting), 400 metros estilos.

Miguel Nascimento (Benfica), 50 metros livres, 100 metros livres, 200 metros livres e 4×200 metros livres.

Tomás Veloso (Clube Náutico Académico de Coimbra), 4×200 metros livres.

Em destaque

Subir