Economia

Portugal: ‘Ajuda’ da troika aumenta dívida pública em 59,8 mil milhões

O IGCP revelou dados sobre a evolução da dívida pública que mostram um resultado inesperado: durante o período de ‘ajuda’ da troika, o endividamento de Portugal aumentou em quase 60 mil milhões de euros. Foram mais mais de 59,8 mil milhões de euros, entre 2011 e 2015. Veja o vídeo.

A dívida pública de Portugal aumentou em mais de um terço com a ‘ajuda’ da troika.

De acordo com os dados revelados pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, o endividamento do Estado português subiu, durante o período de vigência do Programa de Assistência Económica e Financeira (maio de 2011 a maio de 2015), mais de 59,8 mil milhões de euros.

Feitas as contas, a dívida pública aumentou mais de um terço, em 36,4 por cento, durante o tempo em que vigorou o memorando de entendimento com a troika.

O mês de maio terminou com Portugal a dever mais de 224 mil milhões de euros, um valor que ficou abaixo dos 228 mil milhões de dívida pública em fevereiro deste ano.

Numa análise per capita, cada português ‘devia’ cerca de 15 mil euros quando Portugal pediu a ajuda da troika: agora, a dívida pública custa mais de 21 mil euros a cada um.

Veja o vídeo publicado pelo Correio da Manhã.

Em destaque

Subir