Economia

Portugal ainda é “lixo” para a Fitch, que não sobe a notação apesar do “progresso até à data”

dinheiroPortugal está a melhorar a perspetiva de crédito, mas a agência Fitch não sobe a notação: continua a ser BB+, ainda dentro do “lixo”. “A manutenção desta nota reflete o progresso feito no âmbito do programa do FMI e da União Europeia até à data”, refere a agência.

Uma das mais importantes agências de notação financeira continua a considerar que Portugal é “lixo”. A Fitch renovou ontem a classificação de crédito da dívida pública nacional como BB+, a nota mais elevada dentro do “lixo” (“junk credit”).

“A manutenção desta nota reflete o progresso feito no âmbito do programa do FMI e da União Europeia até à data”, justificaram os analistas da agência, em comunicado. A Fitch reconheceu os efeitos positivos da austeridade, como a redução do défice da balança comercial para 3,7 por cento do produto interno bruto (PIB), mas recusou-se a melhorar a notação por receios de, salientou no comunicado, surgirem riscos políticos que condicionem a aplicação do programa de ajustamento.

“Apesar do programa estar encaminhado, está a passar por uma fase de delicada. Um impasse institucional que leve a uma paralisia política será negativo para a classificação de crédito”, referem os analistas que mantiveram a classificação de “lixo”. Isto porque o PIB vai contrair 1,5 por cento no próximo ano (estimativas da própria Fitch) e, sem um forte compromisso político, a receita prevista ficará mais longe de ser concretizada.

Em destaque

Subir