Nas Notícias

Portugal adere à Semana Europeia do Teste VIH

sida 2 Alertar para a importância do diagnóstico precoce da infeção pelo VIH e incentivar os portugueses a realizarem o teste são os objetivos do Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT) ao dinamizar em Portugal a segunda edição da Semana Europeia do Teste VIH, que este ano decorre entre os dias 21 e 28 de novembro. Em 2013, esta iniciativa permitiu aumentar o número de testes em 200 por cento naquela semana, tendo aderido 34 organizações portuguesas, num universo de 477 (47 países).

Estima-se que em Portugal existam entre 38 mil e 62 mil pessoas infetadas, o que faz com que o nosso país tenha uma das prevalências mais altas de toda a Europa (entre os 0,7 e o 0,9 por cento – UNAIDS,2013). Portugal encabeça assim a lista dos cinco países mais afetados por esta epidemia na Europa.

Entre os dias 21 e 28 de novembro, por todo o país vários centros de saúde e associações disponibilizam-se para realizar testes ao VIH a todas as pessoas interessadas, além de promoverem informação sobre prevenção.

Os profissionais de saúde dos centros aderentes proporão o teste a todas as pessoas que possam ter sido expostas ao VIH, que tenham sido diagnosticadas com outras doenças sexualmente transmissíveis, que tenham sido diagnosticadas com hepatite C ou tuberculose e que apresentem sinais ou sintomas da infeção por VIH.

De acordo com os dados apresentados, a Semana Europeia do Teste VIH é uma iniciativa que se revela de enorme pertinência, uma vez que: 30 a 50 por cento das pessoas que vivem na Europa não sabem que são VIH positivo e 50 por cento destas pessoas são diagnosticadas tardiamente, adiando o acesso ao tratamento.

Os testes regulares levam a um diagnóstico precoce; com os avanços terapêuticos dos últimos 30 anos as pessoas têm uma vida normal e saudável, se diagnosticados numa fase precoce, além de o tratamento reduzir o risco de transmissão.

Em 2014, 685 organizações de 57 países da União Europeia vão disponibilizar durante uma semana testes ao VIH de forma rápida, gratuita e confidencial.

Em Portugal, o GAT, em parceria com 26 organizações da sociedade civil, proporá o teste (gratuito, confidencial e anónimo) de forma consistente fora dos contextos formais de saúde, facilitando assim o acesso ao teste do VIH.

O GAT terá tendas no Largo de Camões, em Lisboa, onde qualquer pessoa poderá realizar o teste do VIH.

Em destaque

Subir