Economia

Portos: pré-aviso até 9 de dezembro traz mais quatro dias com estivadores em greve

estivadores greveOs estivadores vão continuar a paralisação por mais quatro dias, depois dos sindicatos terem apresentado um novo pré-aviso de greve, agora até dia 9 de dezembro. Os períodos de exceção servem para minorar o impato nas exportações e evitar a requisição civil.

A contestação laboral dos estivadores vai continuar, pelo menos, até dia 9 de dezembro. O pré-aviso de greve hoje entregue pelo Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores de Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul vai juntar mais quatro dias ao período de paralisação, depois de já ter sido convocada uma greve para entre 28 de novembro e 5 de dezembro.

No pré-aviso constam como períodos de exceção os segundos turnos dos dias úteis, das 17h00 às 20h00 e das 21h00 à 1h00, o que não só serve para minorar o impato nas exportações como ainda esvazia os apelos de quem sugere ao Governo que proceda à requisição civil, como propusera um antigo ministro da Economia, Daniel Bessa.

O prolongamento dos protestos dos estivadores, que há mais de três meses contestam a proposta de novo regime laboral, termina ainda com as esperanças do Governo em chegar a um acordo até dia 29, data em que está prevista a aprovação, em Assembleia da República, da nova regulação para os portos nacionais.

Com os portos de Leixões e de Sines, responsáveis por 70 por cento do movimento de mercadores, a terem chegado a acordo com sindicatos e operadores, os novos quatro dias de greve devem afetar, em especial, os portos de Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa e Setúbal.

Em destaque

Subir