Nas Notícias

Porto: Utentes do Santo António avisados por SMS da falta do medicamento Tafamidis

tafamidisOs doentes com paramiloidose no Hospital de Santo António estão a receber uma SMS a informar que o medicamento de que necessitam, o Tafamidis, não está disponível. Os responsáveis garantem que, durante o dia de ontem, iam proceder à encomenda do fármaco.

O Tafamidis não está disponível para os doentes com paramiloidose, mais conhecida como ‘a doença dos pezinhos’, que são atendidos no Hospital de Santo António, no Porto. A denúncia partiu de vários utentes, que relataram à TSF terem recebido uma mensagem no telemóvel a informar que o fármaco não estava disponível. Uma das utentes, Paula Dourado, exemplificou que voltou a tomar o Tafamidis em agosto, após anos à espera, e que este fármaco é essencial para evitar um transplante hepático.

À rádio, a utente mostrou a SMS recebida: “a farmácia do Hospital Santo António atualmente não tem disponível o tafamidis. Aguardamos a resolução. Assim que disponível avisamos os doentes. Pedimos desculpa. Centro Hospitalar do Porto”.

Este medicamento esteve na origem, durante várias semanas, de protestos e petições para que fosse distribuído gratuitamente pelo Sistema Nacional de Saúde, o que começou a ocorrer em julho. Como é considerado uma terapia inovadora, ainda não são conhecidos os efeitos da interrupção do tratamento com o Tafamidis, o que preocupa os doentes.

Os responsáveis do Centro Hospitalar do Porto, quando contatados pela TSF sobre a denúncia, garantiram que a situação já está a ser desbloqueada, através de uma encomenda que o Ministério da Saúde agendara para quinta-feira (ontem).

Em destaque

Subir