Categorias: Nas Notícias

Porto: Hermínio Loureiro vai presidir ao “forte” Conselho Metropolitano

Vai haver “um novo ciclo” na Área Metropolitana do Porto. Hermínio Loureiro foi eleito presidente do Conselho Metropolitano e promete que os 17 autarcas vão enfrentar com “espírito construtivo” os “grandes desafios” que se avizinham.

Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis (eleito pelo PSD), foi hoje votado pelos 17 autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) para presidente do Conselho Metropolitano (CM). O sucessor de Rui Rio prometeu “um novo ciclo” que vai coincidir com a definição dos fundos comunitários de 2020.

“Temos um Conselho Metropolitano forte, coeso e unido, preparado para novas responsabilidades e também grandes desafios”, assegurou Hermínio Loureiro, após a primeira reunião do novo, “forte, coeso e unido” organismo. O CM é o ‘herdeiro’ da Junta Metropolitana do Porto e os 17 autarcas prometeram, segundo o presidente, “funcionar como uma equipa metropolitana, independentemente de um ser mais periférico do que outro”.

O CM “inicia de uma forma clara e inequívoca um novo ciclo metropolitano” com “novas ideias” e tendo como pano de fundo o programa dos fundos comunitários Portugal 20.20. “Para que a AMP possa estar na linha da frente no que diz respeito ao acesso” às verbas europeias, segundo Hermínio Loureiro, os 17 presidentes de câmara manifestaram-se “totalmente favoráveis à descentralização” e “preparados para receber novas atribuições e competências”.

Frisando que os autarcas estão “imbuídos de um espírito muito positivo”, o presidente da AMP salientou que as desejadas “novas competências” terão de ser acompanhadas pela “natural transferência de meios financeiros”. “Queremos novas responsabilidades e estamos disponíveis para assumir essas novas responsabilidades, implementar novos métodos e novas políticas”, frisou o edil oliveirense

“O Porto tem que estar claramente preparado para esses desafios, é neste espírito construtivo e de coesão que decorreu a primeira reunião”, garantiu Hermínio Loureiro, que deverá ter um primeiro secretário e mais dois secretários no CM: Lino Ferreira, Avelino Oliveira e Sara Lobão têm sido apontados como os nomes mais prováveis para esses cargos, mas necessitam de ser confirmados pelas 17 assembleias municipais.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias