Nas Notícias

Porto Gran-Plaza é o primeiro centro comercial com a certificação 100 R®

ambienteO Centro Comercial Porto Gran-Plaza tornou-se no primeiro centro comercial no País a receber a certificação 100R® – Reciclagem 100% Garantida. Desde o seu lançamento, o 100R® foi responsável por encaminhar mais de 500 toneladas através das suas 30 certificações.

Este selo tem como objetivo certificar eventos, espetáculos ou espaços comerciais, garantindo que os resíduos de embalagens gerados nesses locais são, posteriormente, encaminhados corretamente para reciclagem.

“Desde a criação deste selo, há três anos, têm sido várias as entidades que adotaram práticas mais sustentáveis na organização das suas iniciativas. O comprometimento com a boa gestão de resíduos é uma realidade crescente, contribuindo para dar um destino adequado aos resíduos de embalagens”, sublinha Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde, a entidade responsável pela criação do 100R® em 2008.

O espaço comercial do Porto tem um conjunto de 70 lojas distribuídas por cinco pisos. No âmbito da certificação 100R®, e com base numa política de melhoria contínua, a Imorendimento Ative Services, entidade gestora do Centro Comercial Porto Gran-Plaza, reformulou a gestão dos seus resíduos com implementação de novas práticas ambientais.

As entidades e empresas que aderem ao 100R® assumem o compromisso de criar e implantar as infraestruturas necessárias à correta separação dos resíduos de embalagens.

Depois de devidamente separados no local, esses resíduos são recolhidos e encaminhados para entidades que asseguram a sua reciclagem, com a colaboração dos Sistemas Municipais, Autarquias e/ou Operadores Privados.

Em destaque

Subir