Porto: Cidade+ em (Des)conferência sobre Economia e a Gestão do Todo
Sabe o que é a ‘Gestão do Todo’? Para aproximar a Economia dos cidadãos, o Cidade+ agendou uma (Des)conferência sobre Economia e a Gestão do Todo para o próximo dia 21, entre as 10h30 e as 18h00, no Atmosfera M.
As (Des)conferências e Espaços Abertos são o aquecimento para o Cidade+, a grande festa da sustentabilidade e ambiente, que este ano decorre entre 7 a 10 de julho, no Palácio de Cristal.
A primeira sessão das (Des)conferências, agendada para 21 de maio, tem por tópico a Economia e a Gestão do Todo e vai realizar-se no Atmosfera M, localizado na rua Júlio Dinis.
Cristina Parente (RedPES) vai moderar um debate que tem como oradores convidados Filipe Araújo (vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto), Cristina Chaves (Faculdade de Economia do Porto), Sofia Santos (BCSD), Francisco Jorge (Câmara de Famalicão), Jorge Gonçalves (Cooperativa Minga) e Bruno Monteiro (Instituto Sociologia da Universidade do Porto).
“Acostumámo-nos a que a Economia surja envolta em discursos intransponíveis ao cidadão comum, de tal forma que este a ignora e desconhece que a pratica diariamente com as suas escolhas. Queremos olhar para a Economia como uma ferramenta de criação e definição de relações entre a pessoa e o desenvolvimento de uma comunidade e entre a comunidade e o planeta que esta habita”, explica a organização.
A mesma nota esclarece que a sessão visa “desmontar a Economia, desde a sua macroescala à microescala, analisando a atualidade e desconstruindo o seu sentido, para a situar numa esfera tangível e influenciada por cada uma das nossas ações. Deste modo, podemos percecionar a economia como um domínio comum e imaginar um futuro desejado, mais próximo do que são os desejos do cidadão”.