Tecnologia

Porto: Acesso gratuito à Internet nos autocarros

autocarro_porto_1Projeto nasceu de uma parceria entre a Xarevision, o INESC e a Universidade do Porto e pode no futuro ser alargado ao metro e aos táxis, podendo inclusive ser utilizado pelos passageiros de forma contínua em todos os transportes.

Quem utilizar nos próximos seis meses autocarros da linha 207, entre Campanha e Mercado da Foz, no Porto, terá à disposição ligação à Internet de forma grátis. O projeto, fruto de uma parceria entre a Xarevision, o INESC e a Universidade do Porto, é apresentado esta quinta-feira e estará em funcionamento experimental durante o primeiro semestre de 2012.

A ideia passa para já por iniciar a fase de testes, nos primeiros meses do próximo ano, mas os objetivos poderão ser alargados. Metro e táxis poderão vir a receber o mesmo sistema, que tem a designação de SITMe.

Dessa forma, qualquer passageiro poderá andar nos três transportes sem perder a ligação à Internet.

O SITMe poderá também ser integrado com sistemas de videovigilância, aumentando assim a segurança do condutor e dos passageiros, ou mesmo com tecnologias de auxílio à condução.

O projeto tem financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) embora que, pelo menos para já, os valores não tenham sido avançados.

Em destaque

Subir