Motores

Porsche vence no México em final pleno de drama

BernhardHartleyWebberMexico2

A Porsche venceu as 6 Horas do México, quinta prova do campeonato do mundo de resistência (WEC), que este sábado se disputou no circuito Hermanos Rodriguez. Uma corrida que teve um final emocionante.

É que a chuva que caiu nas últimas voltas teve o dom de fazer aproximar dramaticamente o Audi que terminou em segundo do Porsche vencedor, depois de uma corrida bem atribulada.

Aos comandos do 919 Hybrid n.º 1, Timo Bernhard quase perdia o controlo do carro ao sair em frente numa das curvas do traçado mexicano mas teve o dom de evitar o contacto com as barreiras.

De quase uma volta de vantagem que o alemão chegou a deter face ao Audi n.º 7, rapidamente a diferença entre os dois primeiros baixou para escassos segundos, como resultado dos pneus montados no R18 e-tron quattro quando André Lotterer teve de fazer um última rápida paragem nas boxes a pouco mais de dez minutos do final.

LottererFasslerMexico2

Apesar de bandeiras amarelas em alguns pontos do circuito, a verdade é que Bernhard e a equipa do Porsche n.º 1 – que o alemão dividiu com Brendan Hartley e Mark Webber – conseguiu ‘sobreviver’, conseguindo provavelmente a vitória mais difícil da temporada, depois do triunfo em Le Mans.

Ao último lugar do pódio conseguiriam subir Stéphane Sarrazin e Mike Conway, no único Toyota TS050 Hybrid a concluir a prova, o n.º 6, depois de uma prova onde soube tirar partido dos percalços que afetaram o Audi n.º8 e o Porsche n.º 2, quarto classificado.

Mas a prova mexicana também valeu pela excelente corrida feita por Filipe Albuquerque e os seus companheiros de equipa Ricardo Gonzalez e Bruno Senna, que obtiveram uma bem ‘suada’ mas merecida vitória na categoria LMP2.

#43 RGR SPORT BY MORAND (MEX) LIGIER JS P2 NISSAN LMP2 RICARDO GONZALEZ (MEX) FILIPE ALBUQUERQUE (PRT) BRUNO SENNA (BRA)

A chuva que caiu nas últimas voltas submeteu o piloto português a uma enorme pressão, devido à proximidade cada vez maior de Nicolas Lapierre no Signatech Alpine, mas Filipe, que fez o último turno de condução, esteve à altura e manteve o Ligier JSP2 da RGR dentro da pista.

Infelizmente para Pedro Lamy não foi possível materializar a vitória em GTE AM, muito por culpa de um certo Olivier Pla que abalroou o Aston Martin Vantage n.º 98 quando Paul Dalla Lana estava ao volante.
Fica o consolo de ver Rui Águas subir ao pódio da categoria, com o Ferrari 458 da AF Corse que o algarvio dividiu mais uma vez com François Perodo e Emanuel Collard.

Classificação final
1.º Bernhard/Webber/Hartley (Porsche) 230 voltas
2.º Fassler/Lotterer (Audi) + 1m01,442s
3.º Sarrazin/Conway/Kobayashi (Toyota) + 1m09,709s
4.º Dumas/Jani/Lieb (Porsche) + 1m30,004s
5.º Tuscher/Kraihamer/Imperatori (Rebellion) + 12 voltas
6.º Senna/Gonzalez/Albuquerque (Ligier) + 20 voltas
7.º Menezes/Lapierre/Richelmi (Alpine) + 20 voltas
8.º Dalizel/Derani/Cummins (Ligier) + 23 voltas
9.º Kane/Leventis/Wiliamson (Gibson) + 23 voltas
10.º Panciaticci/Cheng/Tung (Alpine) + 24 voltas

 

Em destaque

Subir