Motores

Porsche vence e garante título de pilotos nas 6 Horas do Bahrain

WebberHartleyBernhardBahrian515

A Porsche fechou em beleza a sua participação no campeonato do mundo de resistência (WEC), juntando o título de pilotos ao de construtores e a vitória nas 6 Horas do Bahrain, que este sábado encerrou a temporada.

Se Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb lograram a vitória que escapava ao Porsche n.º 18, a quinta posição para que Mark Webber, Brendan Hartley e Timo Bernhard fossem campeões do mundo no n.º 17.

Contrariamente ao que sucedeu em corridas anteriores, o domínio da marca de Weissach não foi evidente nesta última prova do ano, ainda que Hartley e Bernhard tivessem conseguido a ‘pole position’. É que desta feita não apenas a Audi deu bastante mais luta que em corridas anteriores, como o sistema híbrido do 919 n.º 17 deu ‘dores de cabeça’ funcionando de forma intermitente.

WebberHartleyBernhardBahrain415

No outro Porsche, Jani, Dumas e Lieb não tiveram o mesmo tipo de problemas, e ao longo de quatro horas protagonizaram um empolgante duelo com Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Tréluyer, trocando várias vezes de liderança entre si.

O menor consumo do Porsche acabaria por dar vantagem ao 919 n.º18, ainda que Trélyuer e Lotterer tenham realizado turnos de condução fortíssimos e apenas um problema com uma roda num dos ‘pit stop’ os fez perder terreno para os adversários.

Assim, os homens do Audi R18 e-tron quattro n.º 7 teriam de se contentar com a segunda posição, enquanto que o outro carro da marca dos quatro anéis se atrasou com problemas de travões e isso permitiu à Toyota terminar o ano com um pódio. Uma boa forma de Alexander Wurz terminar a sua carreira, já que o austríaco partilhou o TS045 HYBRID n.º 8 terceiro classificado e que dividiu com Mike Conway e Stéphane Sarrazin.

FasslerLottererTrelyuerBahrain215

Quanto aos portugueses, o melhor que se pode dizer é que dificilmente a época poderia terminar melhor para Pedro Lamy. O piloto da Aston Martin venceu a categoria GTE AM, com o Vantage n.º 98 que mais uma vez dividiu com Paul dalla Lana e Mathias Lauda.

Classificação final
1.º Jani/Dumas/Lieb (Porsche) 199 voltas
2.º Fassler/Lotterer/Tréluyer (Audi) + 1m25,310s
3.º Wurz/Sarrazin/Conway (Toyota) + 3 voltas
4.º Davidson/Buemi/Nakajima (Toyota) + 3 voltas
5.º Bernhard/Webber/Hartley (Porscge) + 9 voltas
6.º Di Grassi/Duval/Jarvis (Audi) + 11 voltas
7.º Rusinov/Canal/Bird (Ligier) + 16 voltas
8.º Howson/Bradley/Tandy (Oreca) + 16 voltas
9.º Yacaman/Derani/Gonzalez (Ligier) + 17 voltas
10.º Panciatici/Chatin/Dillman (Alpine) + 17 voltas

Em destaque

Subir