Motores

Porsche vence 6 Horas de Nurburgring e Albuquerque e Lamy sobem ao pódio

A Toyota partia na frente para as 6 Horas de Nurburgring, mas no final foi a Porsche quem ganhou. Um triunfo esmagador da marca alemã, que arrecadou uma ‘dobradinha’, numa prova onde Filipe Albuquerque e Pedro Lamy também brilharam, ao subirem ao pódio das respetivas categorias em que estavam evolvidos.

Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber chamaram a si um triunfo ditado por conveniência de campeonato, uma vez que lideram o ‘Mundial’ de Resistência (WEC).

A fase final da prova até foi dominada pelo Porsche 919 Hybrid nº 1 de André Lotterer, Neel Jani e Nick Tandy, mas a marca pensou nos pontos que interessavam para a equipa do seu outro protótipo, que liderava o WEC depois da vitória nas 24 Horas de Le Mans.

Se a Porsche ficou mais uma vez a sorrir, a Toyota somou nova derrota, já que depois da ‘pole position’ conseguida por José Maria Lopez e Kamui Kobayashi, os pilotos do TS050 nº 7 não conseguiram manter-se na frente mais do que duas horas, acabando terminar atrás dos dois LMP1 da marca germânica. Isto para além de ver o protótipo nº 8 atrasar-se ainda na formação da grelha de partida com problemas na bomba de combustível.

Já Filipe Albuquerque estreou-se pela equipa Vaillante Rebellion com um segundo lugar na categoria LMP1 no Oreca nº 31 que dividiu com Bruno Senna e Julien Canal. Durante uma fase da corrida a equipa até liderou a classe, mas acabaria por não ter argumentos para o Oreca nº38 da Jackie Chan Racing, com o qual se vriria a impor Ho Pin Thung, Oliver Jarvis e Thomas Laurent.

Pedro Lamy também subiu ao pódio ao ser terceiro na categoria GTE Am, depois de ter liderando durante grande parte da corrida, com o Aston Martin Vantage nº 98 que mais uma vez dividiu com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda.

Classificação final

1º Bernard/Hartley/Bamber (Porsche 919 Hybrid) 204 voltas
2º Lotterer/Jani/Tandy (Porsche 919 Hybrid) + 1,606s
3º Davidson/Nakajima/Buemi (Toyota TS050 Hybrid) + 1m04,768s
4º Kobayashi/Conway/Lopez (Toyota TS050 Hybrid) + 5 voltas
5º Tung/Jarvis/Laurent (Oreca 07 Gibson) + 13 voltas
6º Senna/Canal/Albuquerque (Oreca 07 Gibson) + 14 voltas
7º Lapierre/Menezes/Rao (Alpine A470 Gibson) + 14 voltas
8º Beche/Heinemeier-Hansson/Derani (Oreca 07 Gibson) + 14 voltas
9º Cheng/Brundle/Gommendy (Oreca 07 Gibson) + 15 voltas

Em destaque

Subir