Apresentações/Novidades

Porsche ultima o seu primeiro modelo totalmente elétrico

A Porsche está a ultimar o seu primeiro modelo cem por cento elétrico; o Taycan. Deverá chegar ao mercado ainda este ano e será apresentado oficialmente no próximo Salão de Frankfurt (Alemanha).

Para já a marca de Weissach procedeu a uma série de testes para que no prazo previsto esteja pronto para comercialização, sendo que o principal atrativo é o facto de ter um perfil que se assemelha ao do Panamera, mostrando que talvez venha a ser o rival do Tesla.

As formas arredondas e uma frente que lembra muito o famoso GT da casa germânica, onde as óticas esféricas dão lugar a duplos LED, são o ‘cartão’ de visita do Taycan, que, promete a Porsche, não será menos potente que os seus ‘irmãos’ que utilizam motores de combustão.

Este novo modelo de quatro portas é animado por dois motores síncronos (PSM) com uma potência superior a 440 kW. Ou seja os mesmos que a marca utilizou no 919 Hybrid com que venceu as 24 Horas de Le Mans e a sua potência é equivalente (nos motores de combustão) a 600 cv de potência, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3,3 segundos e atingir os 200 km/h em menos de 12 segundos.

Quando se fala em automóveis elétricos levanta-se a questão da autonomia, mas no caso do Taycan a Porsche garante que o modelo chegará ao mercado com um raio de ação de 500 quilómetros entre carregamentos.

O testes para aprimorar o novo modelo decorrem na Escandinávia e na África do Sul, de modo a avaliar o seu desempenho em clima extremos, enquanto que no Dubai os ensaios pretendem avaliar a resistência. Até ao final destes testes o Taycan terá percorrido seis milhões de quilómetros em testes.

Em destaque

Subir