Apresentações/Novidades

Porsche lucra bastante mas distribui pelos seus funcionários

A Porsche é um dos construtores de automóveis que mais lucra com os automóveis que vende. No ano passado a marca de Weissach lucrou mais de 16300 euros por modelo vendido, uma subida de quase 10% relativamente a 2015.

Uma das explicações é que os clientes estão a pagar o nome e a reputação da marca que está acima de outras rivais no segmento ‘premium’ – a Mercedes, a BMW ou a Audi.

Apesar do lucro a Porsche fica ainda quem da margem conseguida pela Ferrari, que atinge os 84 mil euros por cada carro vendido. Isso acaba depois por ser equilibrado por menos modelos comercializados pela casa de Maranello – cerca de oito mil por ano contra 238 mil de modelos da marca alemã. Além disso os lucros do construtor italiano incluem outras fontes, como o ‘merchadising’.

Com tanta margem não admira que a Porsche depois distribua prémios bem chorudos pelos seus funcionários. Isto porque decidiu atribuir a 21 mil um bónus que pode ir até aos 9.111 euros. Um número que está ligado ao icónico modelo 911.

Os funcionários vão receber aquela verba em duas parte, uma (8.411 euros) pagos diretamente como forma de recompensa pelos bons resultados, e depois 700 euros incluídos no plano de pensões da empresa.

Em destaque

Subir