Motores

Porsche joga para o campeonato em nova ‘dobradinha’ em Fuji

HartleyWebberBernhardFuji315

A Porsche somou mais uma ‘dobradinha’ no campeonato do mundo de resistência (WEC), ao vencer e conseguir o segundo lugar nas 6 Horas de Fuji, que este fim-de-semana se disputam no circuito japonês.

Embora sentindo dificuldades no começo da corrida, em que os seus dois 919 Hybrid não evitaram incursões fora da pista permitindo à Audi levar a melhor, viria ao longo da prova a impor os seus argumentos.

Na fase inicial Mark Webber e Romain Dumas deixaram-se surpreender pelas difíceis condições climatéricas e permitiram que André Lotterer assumisse a liderança da corrida, levando atrás de si o outro R18 e-tron quattro, guiado inicialmente por Oliver Jarvis.

Contudo a pista começou a secar, e aos poucos os homens da Porsche foram recuperando terreno, primeiro lutando com os dois Toyota e deixando-os para trás, e depois ultrapassando os dois Audi, ainda que no n.º 7 André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fassler tenham mostrando alguma resitência.

JaniDumasLienFuji315

As estratégias, o consumo e sobretudo o ritmo imposto pelas equipas dos Porsche acabariam por fazer a diferença, repondo a hierarquia que se vem mantendo ao longo da temporada do WEC.

Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb colocaram o 919 Hybrid n.º 18 na liderança no último terço da corrida, mas as ordens de equipa acabaram por fazer o n.º 17 passar para a frente e ganhar a prova, já que Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard estão melhor colocados para discutir o título de pilotos.

Embora o cetro de marcas deva sorrir à marca de Weissach já na próxima prova, em Xangai, a Audi quis assegurar-se que pelo menos poderá ainda discutir o título de pilotos. Daí que tenha mandado também o R18 e-tron quattro n.º 7 passar para o terceiro posto, em que acabaram Lotterer Tréluyer e Fassler.

LottererTrelyuerFasslerFuji315

Nas classes inferiores assistiu-se a muita luta nomeadamente em LMP2, onde Sam Bird, Julien Canal e Roman Rusinov reclamaram mais um triunfo para G-Drive, depois do outro Ligier Nissan da equipa, guiado por Gustavo Yacaman ter colidido pelo Oreca da KCMG quando era tripulado por Richard Bradley.

A luta das categorias GTE foi mais ‘limpa’, com Toni Vilander e Gianmaria a imporem o seu Ferrari 458 na classe Pro, e Patrick Dempsey e Patrick Long a vencerem em AM, em mais um êxito Porsche. Nesta última categoria Pedro Lamy ficou-se pelo segundo posto, à frente de Rui Águas.

DempseyLongFuji315

Classficação
1.º Bernhard/Webber/Hartley (Porsche) 216 voltas
2.º Dumas/Lieb/Jani (Porsche) + 14,306s
3.º Lotterer/Tréluye/Fasslerr (Audi) + 1 volta
4.º Di Grassi/Duval/Jarvis (Audi) + 2 volas
5.º Buemi/Nakajima/Davidson (Toyota) + 2 voltas
6.º Wurz/Sarrazin/Cownay (Toyota) + 13 voltas
7.º Prost/Beche (Rebellion) + 13 voltas
8.º Trummer/Kaffer (CLM) + 17 voltas
9º Canal/Bird/Rusinov (Ligier) + 18 voltas
10.º Pantiatici/Chatin/Capillaire (Alpine) + 18 voltas

Em destaque

Subir