Motores

Porsche consegue ‘dobradinha’ nas 6 Horas de Nurburgring

WebberHartleyBernhardNurburgring415

A Porsche confirmou todo o favoritismo e venceu as 6 Horas de Nurburgring, quarta prova do campeonato do mundo de resistência (WEC) que este domingo se realizou no mítico circuito alemão.
Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard levaram o 919 Hybrid n.º 17 à vitória, apesar de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas terem largado da ‘pole position’ com o 919 n.º 18.

Contudo, na segunda hora de prova Hartley assumiu o comando da corrida, depois do carro n.º 18 ter sido atrasado com a primeira de três penalizações por exceder o consumo permitido pelo regulamento.

Alguns problemas no 919 guiado por Jani, Lieb e Dumas acabariam por ajudar Brendon Hartley, Timo Bernhard e Mark Webber, que finalizou a prova vitoriosa do Porsche n.º 17, o único da equipa que até agora não tinha vitórias.

“É uma vitória muito importante para a Porsche, porque obtido em casa da marca. Foi fruto de uma corrida muito consistente da equipa de dois turnos muito bons por parte do Brendon e do Timo. Para dizer a verdade depois eu só tive de gerir a vantagem”, declarou no final Mark Webber, que depois de uma carreira na Fórmula 1 obtém o seu primeiro triunfo nos sport-protótipos.

A Audi teve de se contentar com o último lugar do pódio atrás do Porsche n.º18, com os líderes do campeonato, André Lotterer, Benoit Trélyuer e Marcel Fassler a levarem o R18 e-tron quattro n.º 7 à terceira posição, depois de durante parte da corrida ter sido o outro LMP1 da equipa a comandar a perseguição ao Porsche vencedor.

Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis tiveram de se contentar com o quarto posto, diante dos dois Toyota TS040 Hybrid, que tal como em Le Mans nunca revelaram andamento para fazer frente aos Porsche ou Audi.

Na categoria LMP2 a KCMG confirmou o favoritismo que detinha após a qualificação, com Nick Tandy, Richard Bradley e Matt Howson a imporem-se aos Ligier da G-Drive, com Sam Bird, Roman Rusinov e Julien Canal a serem segundos diante de Filipe Derani, Gustavo Yacaman e Ricardo Gonzalez.

Em GTE Pro a Porsche também dominou e conseguiu uma ‘dobradinha’, com o 911 GT3R de Richard Lietz e Michael Christensen a levarem a melhor sobre o de Patrick Pilet e Fred Makowiecki.

Já em GTE Am problemas no Aston Martin n.º 98 a 40 minutos do fim – quando Paul dalla Lana estava ao volante – fizeram esfumar as esperanças de uma nova vitória para Pedro Lamy, que assim terminou na segunda posição, diante do Ferrari 458 da AF Corse tripulado por Rui Águas.

Classificação
1.º Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley (Porsche) 203 voltas
2.º Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb (Porsche) + 1 volta
3.º Marcel Fässler/André Lotterer/Benoit Tréluyer (Audi) + 1 volta
4.º Lucas Di Grassi/Loic Duval/Oliver Jarvis (Audi) + 1 volta
5.º Anthony Davidson/Sebastien Buemi/Kazuki Nakajima (Toyota) + 3 voltas
6.º Alex Wurz/Stéphane Sarrazin/Mike Conway (Toyota) + 4 voltas
7.º Matt Howson/Richard Bradley/Nick Tandy (Oreca) + 18 voltas
8.º Roman Rusinov/Julien Canal/Sam Bird (Ligier) + 18 voltas
9.º Gustavo Yacaman/Filipe Derani/Ricardo González (Ligier) + 19 voltas
10.º Pierre Ragues/Webb/Hamilton (Morgan) + 19 voltas

Em destaque

Subir