Motores

Porsche consegue ‘dobradinha’ em Austin

A Porsche obteve a sua terceira ‘dobradinha’ consecutivo Campeonato do Mundo de Resistência, ao vencer as 6 Horas do Circuito das Américas, disputada este sábado em Austin, no Texas. Ao imporem-se no traçado norte-americano Brendon Hartley, Earl Bamber e Timo Bernhard aumentaram a sua vantagem na classificação geral de pilotos.

Mas foi uma prova onde a Toyota deu mais luta à Porsche, passando pela liderança a meio da corrida, antes dos 919 Hybrid se mostraram superiores aos TS050 Hybrid da marca japonesa.

Este domínio permitiu à Porsche fazer jogo de equipa, pois apesar do protótipo nº 1 – de Neel Jani, André Lotterer e Nick Tandy – ter sido o que mais tempo esteve no comando e também aquele que arrancou da ‘pole position’, por duas vezes a equipa deu ordens para que deixasse passar o carro nº 2.

Na primeira ocasião até havia ‘desculpa’, pois Lotterer sofreu um toque do Toyota nº 7, guiado por Kamui Kobayashi, que o fez entrar em pião, levando-o à boxe para trocar o capot traseiro, mas na segunda, ocorrida a minutos do fim da corrida, foi mais flagrante, pois foi necessária devido ao ciclo de paragem nas boxes.

A Toyota teve de contentar-se com o último lugar do pódio, conseguido pelos pilotos do protótipo nº 8, de Kazuki Nakajima, Sebastien Buemi e Stéphane Sarrazin, que estiveram quase sempre à frente dos seus companheiros de equipa Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez.

Longe desta ‘guerra’, Pedro Lamy fez uma das suas melhores provas, sendo responsável pela enorme recuperação feita pela equipa do Aston Martin nº 98, que levou da quarta para a primeira posição da categoria GTE, depois do toque sofrido por Paul Dalla Lana no começo da corrida. Mathias Lauda faria o final da prova, já quando dispunha de muita vantagem sobre os adversários mais próximos.

Mas o melhor foi mesmo a equipa assumir o comando do campeonato, graças aos problemas ocorridos com o Porsche 911 da Dempsey Proton, que foi relegado para o quarto posto ao ter problemas perto do final.

Classificação

1º Bernhard/Bamber/Hartley (Porsche) 192 voltas
2º Jani/Lotterer/Tandy (Porsche) + 0,276s
3º Buemi/Sarrazin/Nakajima (Toyota) + 21,956s
4º Conway/Kovayashi/Lopez (Toyota) + 45,026s
5º Lapierre/Menezes/Negrão (Alpine) + 15 voltas
6º Beche/Heinemeier-Hansen/Piquet Jr (Oreca) + 16 voltas
7º Canal/Prost/Senna (Oreca) + 16 voltas
8º Tung/Jarvis/Laurent (Oreca) + 16 voltas
9º Cheng/Brundle/Gommendy (Oreca) + 17 voltas
10º Rao/Hanley/Vergne (Oreca) + 17 voltas

Em destaque

Subir