PT Animal

Porque os cães inclinam a cabeça? Um estudo deu a resposta

Um estudo analisou um comportamento muito comum nos cães: inclinar a cabeça para o lado. Por que razão o fazem? A resposta não surpreende, mas não vai deixá-lo indiferente.

Certamente já observou um cão a inclinar a cabeça para o lado, de forma ternurenta.

Um estudo coordenado pela revista Mental Floss analisou esse comportamento e descobriu que os cães pretendem demonstrar empatia.

Mas há um dado curioso, neste estudo. Os cães fazem exatamente o que os humanos, quando estão perante um interlocutor que narra uma história triste.

Inclinar a cabeça é um gesto de compreensão e empatia que não é exclusivo aos humanos.

Há uma diferença, no caso do melhor amigo do Homem: ele não compreende a linguagem humana, pelo que essa empatia surge de forma espontânea.

O cão quer reforçar essa ligação sentimental, manifestar a sua amizade, independentemente do ambiente ou situação com que se depara.

Ainda segundo esta pesquisa da Mental Floss, há um segundo motivo para o gesto de inclinar a cabeça. Desta forma, o cão melhora a sua audição.

Porém, a tese da empatia tem muito mais força do que esta razão, uma vez que a audição canina já é excelente por natureza, qualquer que seja a posição da cabeça.

Em destaque

Subir