Desporto

Porque é que Garay sai para o Zenit a preço de saldo?

garay 3 A transferência do central para a Rússia não surpreende. O defesa do Benfica Garay era um alvo do Zenit de André Villas-Boas. O que surpreende é o valor pago pelos russos: seis milhões de euros por um internacional titular da Argentina, pilar da defesa do Benfica. Porque saiu Garay a preço de saldo e o que dirá o Real Madrid, detentor de 50 por cento do passe, deste negócio?

Apesar de o Benfica ter cumprido todas as regras de mercado e ter comunicado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM) os detalhes da operação que resulta da transferência de Ezequiel Garay para o Zenit, não deixa de ser surpreendente que o clube abdique, a troco de seis milhões, daquele que era, provavelmente, o melhor central a atuar no campeonato português.

O Zenit de São Peterburgo paga seis milhões de euros por Garay, jogador que tinha uma cláusula de rescisão de 20 milhões. Uma vez que o Benfica detinha apenas 40 por cento do passe do defesa-central argentino, irá encaixar 2,4 milhões de euros.

O restante valor pertence ao Benfica Stars Fund, detentor de 10 por cento do passe (1,175 milhões) e ao Real Madrid (dono de metade do passe que recebe, desse modo, três milhões de euros).

Não deixa de ser verdade que Ezequiel Garay tem 28 anos, estará no auge da sua carreira e teria, provavelmente, um acordo de cavalheiros ‘celebrado’ na Luz, tendo em vista a sua ‘libertação’ para jogar no Zenit ou num grande clube europeu.

Também não deixa de ser um facto que o Benfica vai poupar muitos milhares de euros em salários. E é igualmente verdade que Garay caminhava para o final do contrato e o Benfica arriscava-se a ver sair o jogador, dentro de uma época, por zero euros.

Mas não seria preferível para os encarnados, mesmo enfrentando este cenário, manter aquele que era um dos poucos titulares indiscutíveis de Jorge Jesus?

O Zenit retira da Luz um dos grandes jogadores da última década. E paga seis milhões, mais ou menos o valor que o Benfica pagara por outro Garay, um jogador então desvalorizado, sem espaço no Real Madrid.

E por falar em Real Madrid, estarão os merengues, detentores de metade dos direitos económicos e desportivos, satisfeitos com estes números? São questões ainda sem resposta.

E basta estabelecer alguns paralelos para não compreender estes seis milhões. Garay é transferido por valores mais baixos do que… Roberto. Ou Pizzi, que custou seis milhões por… 50 por cento dos direitos económicos.

Há mais exemplos e perguntas sem resposta. E o único dado oficial é a transferência, consumada, de Garay para o Zenit e o comunicado que se segue, enviado para a CMVM e assinado pelo Conselho de Administração:

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com o FC Zenit para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos e económicos do atleta Ezequiel Marcelo Garay Gonzalez, pelo montante de € 6.000.000 (seis milhões de euros), cujo contrato de trabalho desportivo terminava a 30 de junho de 2015.

Em destaque

Subir