Categorias: Nas Notícias

População portuguesa aumenta dois por cento em dez anos graças a “saldo migratório”

A população residente em Portugal cresceu dois por cento nos últimos dez anos, segundo os Censos 2011, divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este crescimento ((mais 206 061 pessoas) deve-se, sobretudo ao saldo migratório, ainda que o saldo de nascimentos e óbitos seja positivo. O interior está mais desertificado e 50 por cento da população concentra-se em 33 dos 308 municípios.

À data do momento censitário (21 de março de 2011) a população portuguesa era de 10 562 178 pessoas, segundo os resultados definitivos dos Censos 2011, divulgados nesta terça-feira pelo instituto Nacional de Estatística (INE).

Esse aumento de população deve-se, sobretudo, devido a um “saldo migratório positivo de 188 652” pessoas. No entanto, o Censos 2011 mostra que o saldo natural – paralelismo entre o número de nascimentos e o número de óbitos – é positivo. Nasceram mais 7409 pessoas do que as que morreram, na última década.

No entanto, o Alentejo contraria esta tendência, já que voltou a perder população (cerca de 2,5 por cento, o que representa 19 283 pessoas, comparativamente com 2001, data dos anteriores Censos.

Também a região centro assinala uma perda de população, na ordem de um por cento. O norte manteve a população que tinha na última década, informa o INE.

Já o Algarve (com mais 14 por cento), as Regiões Autónomas dos Açores (mais dois por cento) e da Madeira (mais nove pontos percentuais) e Lisboa (mais seis por cento) são as regiões de Portugal com maior crescimento de população.

Outro facto a destacar nestes resultados definitivos dos Censos 2011 é a desertificação no interior do país aumentou na última década. Metade da população residente concentra-se em 33 dos 308 municípios do país.

“Na última década, continuou a assistir-se à perda de população nos municípios do interior e ao efeito de concentração da população nos municípios do litoral. De acordo com os resultados definitivos dos Censos 2011, cerca de 50 por cento da população concentra-se em 33 municípios do país Na década terminada em 2001, 171 municípios tinham perdido população; já no que se refere à última década, o número de municípios cuja população decresceu subiu para 198”, destaca o INE.

Dos dez municípios mais populosos de Portugal, seis estão localizados na região de Lisboa e quatro no norte. Em 2011, o grupo dos 10 municípios mais populosos alterou-se ligeiramente, em relação a 2001: Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia e Porto mantiveram-se nas quatro primeiras posições. O município de Gondomar deixou de integrar este grupo, com Almada a entrar na lista dos dez mais populosos.

Cascais também assinala um reforço da sua posição, tendo passado para quinto lugar, à frente de Loures e da Amadora. Já a cidade de Braga ultrapassou outra grande urbe: Matosinhos.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

29 de abril, dia de recordar Hitchcock, o mestre do suspense

Alfred Hitchcock nasceu em Londres, a 13 de agosto de 1899. Foi um mestre do…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias