Nas Notícias

Ponha o cinto: A GNR tem um anjo da guarda

Se conduzir leve um anjo da guarda consigo. A GNR vai intensificar a fiscalização ao uso (obrigatório) do cinto de segurança e (proibido) do telemóvel. A operação ‘Anjo da Guarda’ envolve mais de mil militares, que vão dar especial atenção às vias no interior das localidades.

“Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia”, diz uma oração cristã que, nas estradas, vai ter a GNR a exercer tal função.

A força de segurança revelou que vai prestar uma especial atenção à fiscalização do uso do cinto de segurança, que é obrigatório, e ao uso de telemóveis durante a condução, o que é proibido.

Essa ação de fiscalização, a decorrer durante o dia de hoje, foi batizada de ‘Anjo da Guarda’ e envolve mais de mil militares, dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito.

Com um total de 470 ações de fiscalização previstas, a GNR vai prestar especial atenção às vias situadas no interior das localidades e às estradas nacionais, regionais e municipais, onde ocorrem a maioria das infrações.

Só desde o início deste ano e até 10 de agosto foram registadas 18.697 infrações por uso indevido de telemóvel durante a condução, 19.880 por incorreta ou não utilização do cinto de segurança e 1427 pela falta dos sistemas de retenção para crianças (as populares ‘cadeirinhas’).

O aumento das infrações levou a GNR a organizar um reforço das operações de cariz preventivo, com o objetivo de alertar os condutores para os riscos associados, principalmente da incorreta ou não utilização do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças.

Em destaque

Subir