Mundo

Pompeo espera “nos próximos meses” nova cimeira entre Trump e Kim Jong-un

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse hoje que espera uma nova cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un “nos próximos meses” para alcançar “um primeiro passo significativo” para a desnuclearização da Coreia do Norte.

“Espero que, nos próximos meses, os nossos dois líderes possam encontrar-se para alcançar um primeiro passo significativo ou um grande passo em direção à desnuclearização”, realçou Mike Pompeo em entrevista à rádio local da Pensilvânia, WHP 580.

Contudo, o secretário de Estado norte-americano indicou que queria ser “cuidadoso quando se trata de fazer previsões no calendário”.

“O Presidente [dos EUA] Trump deixou claro que não havia uma data limite, talvez possamos avançar aos poucos, um passo à frente, um passo atrás”, acrescentou.

A cimeira entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Hanói, no Vietname, em fevereiro, começou com sinais de harmonia entre os dois, mas o entendimento esbarrou na questão da desnuclearização da península coreana, sem que houvesse possibilidade de um acordo.

A cimeira de Hanói foi o segundo encontro entre os dois líderes, depois de uma primeira reunião em 2018, em Singapura, na procura da assinatura de um tratado de paz entre os dois países, que está adiado desde 1953, e de um compromisso de desnuclearização da península coreana.

Em destaque

Subir