Desporto

Pólo aquático: Portugal procura na Polónia o apuramento para Europeu de 2014

polo aq selecaopolo aq selecao seniorPortugal vai disputar o segundo Torneio de Apuramento para o Europeu com os olhos no terceiro lugar. Lajos Lorincz pretende “voltar a ganhar à República Checa e derrotar, pela primeira vez, a seleção da Polónia”, em duas das partidas a contar para o Grupo F.

O selecionador Lajos Lorincz considera que é fundamental “estabilizar a equipa portuguesa” ao longo do segundo Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa de 2014, cujo Grupo F, onde se encontra Portugal, Rússia, Eslovénia, Polónia e República Checa, se disputa em Gorzow (Polónia), de forma a obter, pelo menos, “o terceiro lugar”.

“O objetivo da nossa participação no segundo torneio de apuramento para o Campeonato da Europa é estabilizar a equipa portuguesa, em termos de exibição, ao longo da competição, para que o resultado desportivo esteja ao nível do torneio anterior, ou seja, o terceiro lugar”, afirma o técnico, de origem húngara, que orienta a Seleção Nacional.

Lajos Lorincz pretende “voltar a ganhar à República Checa”, adversário que tem defrontado nas últimas edições do Torneio das Seis Nações, “e derrotar, pela primeira vez, a seleção da Polónia”.

“Em relação à Rússia e Eslovénia, a nossa definição como objetivo especifico é obter melhores resultados do que conseguimos nos últimos encontros”, acrescenta o treinador da equipa portuguesa, ciente de que russos e eslovenos estão num patamar superior e satisfeito com o estágio do último fim-de-semana, na piscina do Fluvial, que “decorreu dentro da normalidade”, apesar do “excesso de calor” que se fez sentir no complexo desportivo portuense.

No primeiro Torneio de Apuramento, disputado em abril em Odense (Dinamarca), a Seleção Nacional sénior masculina classificou-se na terceira posição no Grupo C. Portugal, que somou 9 pontos, venceu Israel (9-6), Bulgária (18-7) e Dinamarca (10-7) e perdeu frente a Malta (16-8) e Rússia (21-5).

Com a desistência, à última hora, da Bulgária, a equipa portuguesa parte para o segundo torneio no terceiro posto com 12 pontos, tendo à sua frente a Rússia, com 18, e a Eslovénia, com 15. Abaixo da Seleção Nacional está a Polónia (9 pontos) e a República Checa (6 pontos).

Após este torneio, as equipas serão, de novo, redistribuídas em três novos grupos, de acordo com a classificação obtida, para a disputa de um terceiro torneio (07 a 10 de novembro, ainda sem locais definidos). O ranking final será definido pelo somatório dos pontos obtidos pelas equipas nos três torneios de qualificação. As duas primeiras equipas de cada grupo apuram-se para a fase seguinte da competição (play-off).

Convocados

João Leite e Tiago Paraty (Fluvial Portuense); Pedro Sousa, Diogo Sousa, Dumitru Sobetchi, Tiago Costa e Jorge Lopes (Salgueiros); Rui Moreira, Maxim Secrieru e Mykola Yanochko (Portinado); António Cerqueira e Ricardo Sousa (Paredes Rota dos Móveis); e Helder Freitas (V. Guimarães).

Em destaque

Subir