Mundo

Politécnico de Castelo Branco tem alunos estrangeiros de 38 países

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) anunciou hoje que vai contar neste ano letivo com 138 alunos de 38 nacionalidades diferentes, ao abrigado do estatuto de estudante internacional, superando os 78 do ano anterior.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o presidente do IPCB, Carlos Maia, salienta “que apesar de ainda não terem terminado todas as fases de candidatura, o IPCB já tem matriculados no presente ano letivo 138 alunos ao abrigo do estatuto de estudante internacional, em comparação com 78 do ano anterior”.

A aposta na captação de alunos estrangeiros para além dos provenientes ao abrigo dos programas de mobilidade, tem sido, nos últimos anos, uma aposta por parte desta instituição de ensino superior.

“Essa aposta tem tido efeitos muito positivos”, começa por dizer Carlos Maia, mas continua lamentado o aspeto menos bom dos processos. “Estes processos são morosos, porque para além das questões pedagógicas e científicas, há também questões formais a resolver, tendo em conta que é necessário compatibilizar as regras vigentes nos dois países e, por vezes, até nos dois continentes”.

Ao todo, nas seis escolas do IPCB, o ano letivo de 2017/2018 contará com 38 nacionalidades.

O presidente do instituto realça ainda o grupo de 25 alunos que serão recebidos provenientes do Instituto Politécnico de Macau na sequência de um protocolo estabelecido em 2016.

“Esta é uma importante etapa para o IPCB e motivo de grande satisfação, porque a vinda destes alunos traduz, por um lado, o reconhecimento por parte do Instituto Politécnico de Macau (IPM) da qualidade da formação ministrada no IPCB, e, por outro, porque constitui a concretização das negociações iniciadas há cerca de seis anos atrás com o IPM”, conclui.

Japão, Croácia, Rússia, Palestina, Irão, Inglaterra, Suíça, Guiné Bissau, Alemanha, Ucrânia, Argentina, Angola, São Tomé e Príncipe, Timor, Moldávia, Moçambique, Colômbia, Panamá, Peru, Cabo Verde, México, Brasil, Bulgária, Bósnia, Roménia, Lituânia, Itália, França, Holanda, Índia, Grécia, China, Turquia, República Checa, Hungria, Eslovénia, Espanha e Polónia são os países com alunos na instituição de ensino superior albicastrense.

 

Em destaque

Subir