Mundo

Polícia descobre rede ilegal de imigração que tinha Portugal no mapa

imigrantes 6imigrantes 600Uma investigação da polícia francesa levou ao desmantelamento de uma rede ilegal de imigração, que tinha Portugal e França como pontos de passagem para cidadãos da Indonésia, Paquistão e Sri Lanka. Seis pessoas foram detidas, no âmbito desta operação, que apreendeu passaportes falsos.

O jornal francês Le Fígaro faz uma reportagem, na sua edição desta terça-feira, sobre o desmantelamento de uma rede que tinha um braço em Portugal – um dos países que serviam de ponto de passagem para imigrantes ilegais, rumo a outros países europeus.

A operação policial começou no ano passado, depois de ter sido identificada em Hendaia, na fronteira entre Espanha e França, uma série de viaturas que transportavam cidadãos paquistaneses com passaportes e outros documentos que tinham obtido em Portugal.

As investigações avançaram e, ontem, foi lançada uma operação em França e Portugal, que levou à captura de seis suspeitos de pertencerem a uma rede de imigração ilegal. Os suspeitos estavam em território luso.

De acordo com suspeitas das autoridades francesas, estima-se que milhares de pessoas tenham ultrapassado as fronteiras portuguesas rumo à Europa. Eram transportadas de carro e estima-se que tenham sido feitas quase 500 viagens.

Os imigrantes, provenientes de Indonésia, Paquistão e Sri Lanka, terão pago valores elevados para conseguir a documentação e viagem entre as capitais portuguesas. De Lisboa a Paris, terão pago valores que rondam os 300 euros.

Mas esta rede tinha outros destinos, para o norte e sul da Europa, desde Itália ao Reino Unido, passando pela Bélgica. Uma viagem dos imigrantes para o norte europeu poderia custar mais de 1500 euros.

Em destaque

Subir