O pequeno Andy Lopez, de 13 anos de idade, brincava com uma arma de plástico, que se assemelhava a uma AK-47. Os agentes pensavam que a espingarda era verdadeira e atiraram a matar, alegando legítima defesa. O adolescente foi declarado morto no local.
Um polícia de Santa Rosa, na Califórnia, matou um adolescente de 13 anos, que estava a segurar uma arma de brincar, que se assemelhava a uma AK-47. O caso ocorreu na passada terça-feira
Numa conferência de imprensa, no dia seguinte, o tenente Paul Henry daquele departamento de polícia, disse que dois agentes estavam a patrulhar um bairro, quando avistaram Andy Lopez, segurando o que parecia ser uma perigosa arma.
Segundo Paul Henry, os agentes do condado norte-americano de Sonoma, chamados ao local ordenaram por diversas vezes que Andy Lopez largasse a arma. No entanto, o adolescente voltou-se para os agentes, que em “legítima defesa” atiraram a matar. O pequeno Lopez foi declarado morto no local.
“Quando os agentes gritaram, o cano da espingarda de assalto foi subindo e ficou voltado para a sua direção. O agente temia pela sua segurança, pela segurança do seu colega e pela segurança das pessoas que e estavam no local”, justificou Paul Henry.
Quando se aproximaram do rapaz, as autoridades encontraram um revólver de brincar, de plástico, à cintura, bem como uma réplica de uma AK-47, que o adolescente segurava.
Amigos e familiares revelaram ao San Francisco que a ‘arma’ pertencia a um amigo. O pai de Andy Lopez disse à CBS que não permitia ao filho brincar com a arma sem permissão.
“Estou devastado”, disse Gabriel Roque, amigo de Lopez. “Há uma diferença entre um assassino que anda na rua com uma arma e uma criança que segura uma arma de brincar… Isto não faz sentido”, afirmou Roque.
As autoridades de Santa Rosa apelidam o incidente de “tragédia”, mas alegam que o agente não poderia saber se estavam perante uma arma verdadeira ou uma réplica. “É certo que Lopez era uma criança, mas o agente temeu pela sua segurança”, sustentam.
Para que se perceba a decisão do agente, a polícia apresentou uma AK-47 real, ao lado da arma que Lopez segurou e levantou. As semelhanças eram praticamente nulas.
O Departamento de Polícia de Santa Rosa está a investigar o caso, em conjunto com outros departamentos de Sonoma. Os agentes estão preventivamente suspensos.