Categorias: MundoNas Notícias

Polícia de Cabo Verde detém 46 pessoas em megaoperação em todas as ilhas

A Polícia Nacional (PN) de Cabo Verde anunciou hoje que deteve 46 pessoas numa megaoperação realizada na passada sexta-feira em todas as ilhas, em que foram identificados 17 estrangeiros em situação irregular no país.

Em comunicado, a PN informou que durante a megaoperação foram detidas 28 pessoas para identificação, sete por posse de arma branca, cinco por condução ilegal, duas para ser apresentadas ao poder judicial, duas em outros casos, uma por desobediência e outra por condução sob efeito do álcool.

A PN de Cabo Verde adiantou ainda que foram abordados e fiscalizados 135 estrangeiros e detetou 17 em situação irregular no país, 14 foram notificados para comparecer na Direção de Estrangeiros e Fronteiras (DEF), oito conduzidas a esquadra, seis foram aplicadas coimas no valor de 30 mil escudos (272 euros).

Relativamente a objetos apreendidos, a polícia cabo-verdiana contabilizou 386, entre bebidas alcoólicas, droga, arma branca e outras.

Quanto à Guarda Fiscal, foram realizadas 330 atividades, entre elas 162 estabelecimentos fiscalizados, dois encerrados, uma viatura apreendida, 67 garrafas de bebidas espirituosas apreendidas.

No trânsito, a PN fiscalizou 1.533 veículos particulares e apreendeu 36, tal como uma alugada e outra do Estado que também foram apreendidas.

Já as coimas aplicadas a veículos foram 88, num valor total de 947 mil escudos (8,5 mil euros), prosseguiu a PN, em nota assinada pelo diretor e operações e comunicações, Mário Marques.

Relativamente à Polícia Marítima, a PN indicou que fiscalizou 27 embarcações, tendo aplicado uma coima e encontrado um tripulante a trabalhar em situação irregular.

A operação contou com o envolvimento de 491 efetivos da PN, entre Oficiais, Subchefes e Agentes policiais, com apoio de 55 viaturas, oito motociclos e uma embarcação.

Segundo a PN, o objetivo da megaoperação é “transmitir uma maior tranquilidade e segurança pública aos cidadãos e seus bens, bem como a fiscalização das praias de mar e cidadãos estrangeiros residentes”.

Cabo Verde, sobretudo a cidade da Praia, tem registado vários crimes violentos, com destaque para a morte de um polícia, um atentado ao presidente da câmara municipal, assaltos e roubos a estabelecimentos comerciais e nas ruas.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou 14 medidas para combater a criminalidade urbana no país, entre elas a revisão da lei das armas e o agravamento de penas em caso de reincidência.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁfricaCabo Verde

Artigos relacionados

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias