Nas Notícias

Pólenes muito elevados em quase todo o país nos próximos dias

As concentrações de pólenes no ar vão estar muito elevadas em quase todas as regiões de Portugal continental nos próximos sete dias, diz o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Para a semana de 22 a 28 de junho de 2018, a SPAIC prevê concentrações de pólenes muito elevadas para todas as regiões continentais, enquanto as regiões autónomas dos Açores e da Madeira contam com níveis moderados e baixos, respetivamente.

Os pólenes das árvores oliveira e castanheiro predominam nas regiões de Trás-os-Montes e Entre Douro e Minho. No que diz respeito às ervas, predominam os pólenes de gramíneas e parietária em Trás-os-Montes e tanchagem, parietária e gramíneas em Entre Douro e Minho.

Nas Regiões da Beira Litoral e Beira Interior predominam os pólenes das árvores castanheiro, com acréscimo da oliveira na Beira Litoral e no Algarve.

Os pólenes das ervas gramíneas e parietária predominam nas regiões da Beira Interior, Beira Litoral, Lisboa, Setúbal, Algarve e no Alentejo com o acréscimo das ervas tanchagem na Beira Interior, no Algarve e no Alentejo.

Ao contrário das regiões do continente, os pólenes estarão em níveis baixos na Madeira, destacando-se das ervas gramíneas e parietária, e, nos Açores, os pólenes encontram-se em níveis moderados, com predomínio dos pólenes do pinheiro e palmeira e das ervas gramíneas, tanchagem e parietária.

As concentrações de pólenes são suscetíveis a provocar doenças alérgicas, e estas podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

O Boletim Polínico efetua a divulgação semanal dos níveis de pólenes existentes no ar atmosférico recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

Em destaque

Subir