Desporto

Polémica na Bola de Ouro com voto de jornalista que não existe

A atribuição do prémio da ‘Bola de Ouro’ tem feito correr ‘muita tinta’ e sabe-se agora que a votação, que terminou com coroação de Modric, teve pelo menos o voto de um jornalista que não existe de um jornal que… fechou há seis anos.

De acordo com a imprensa internacional, a denúncia é feita pelo fotografo Toimimou Abdou que não compreende quem é o jornalista árabe Abdou Boina, que votou na eleição que acabou por eleger Modric para a ‘Bola de Ouro’.

“Estou surpreendido ao saber que o diário Albalad Comores existe”, explicou Toimimou Abdou.

E acrescentou: “A realidade é que o jornal fechou há quase seis anos. Entre os colaboradores nunca houve ninguém chamado Abdou Boina”.

Toimimou Abdou, que realizava trabalhos fotográficos para o referido jornal, antes deste fechar, explica que não conheceu nenhum jornalista com o nome de Abdou Boina.

“Tínhamos dois repórteres, neste caso, Abdoul Youssouf para a edição francesa e Sharif Ousseine para a edição árabe.”

A surpresa e as declarações de Toimimou Abdou estão a ter grande eco na imprensa internacional.

Entregue desde 1956 pela revista France Football, a ‘Bola de Ouro’ premeia o jogador mundial do ano através de uma seleção que passa pela equipa editorial da revista, que escolhe 30 jogadores.

Depois, esta lista é entregue a jornalistas de todo o mundo (considerados os ‘representantes’ do país) que escolhem o preferido.

Modric, de 33 anos, sucedeu a Cristiano Ronaldo e arrecadou, na segunda-feira, a primeira Bola de Ouro da carreira, depois das vitórias do prémio ‘The Best’ e de melhor jogador para a UEFA.

Em destaque

Subir