Tecnologia

Polaroid regressa às origens e lança máquina fotográfica que imprime na hora

polaroid_z2300_1Empresa norte-americana volta ao mercado em agosto próximo com uma máquina fotográfica para quem quer ter os momentos nas mãos imediatamente ao registo da fotografia. Cristais aquecidos fazem com que não precise de tinta para a impressão.

Dá pelo nome de Polaroid Z2300 e é a nova aposta da mítica marca norte-americana das fotografias instantâneas. Mas como tudo na tecnologia, a evolução é notória.

Esta nova máquina da companhia fundada em 1937 traz um ecrã digital de três polegadas, o suficiente para que veja o que acabou de registar. Contudo, e levando em conta aquela que é a história da Polaroid, a Z2300 permite, como não podia deixar de ser, a impressão das fotos na hora.

A grande e principal novidade é a dispensa da tinta. Uma tecnologia chamada ‘Zero Ink’ permite que cristais aquecidos se tornem praticamente autênticos tinteiros. Para tal, e depois de registar aquele momento para a eternidade, pode ver o trabalho das suas mãos ao fim de um minuto, o tempo que esta nova Polaroid demora com o processo de impressão.

A empresa norte-americana coloca-a à venda no próximo mês de agosto pelo preço de 160 dólares, cerca de 127 euros. O custo adicional, caso deseje realmente imprimir as fotografias, é no papel. Cada conjunto de 30 folhas de papel Zink Inkless custa 15 dólares, cerca de 12 euros. Já o de 50 folhas andará à volta dos 25, cerca de 20 euros.

História
As máquinas Polaroid marcaram, sem sombra de dúvida, uma nova era na fotografia, marcando também por isso gerações. A empresa foi criada em 1937 por Edwin H. Land e 11 anos depois surgiu a primeira ‘obra’. Numa guerra de patentes, em 1986, a Polaroid retirou o poderio à Kodak, que se viu obrigada a abandonar o mercado mas máquinas instantâneas.

Fotogaleria:
{gallery}imagens/galerias/polaroid_z2300_1{/gallery}

Em destaque

Subir