Motores

Pódio em Sanya deixa Félix da Costa na liderança da Fórmula E

António Félix da Costa ascendeu à liderança do Campeonato FIA de Fórmula E ao terminar na terceira posição a corrida hoje disputada no traçado urbano de Sanya, na China.

O piloto português da BMWi Andretti, que se tinha qualificado na terceira posição da grelha de partida, realizou uma prova cautelosa mas consistente, preocupando-se em garantir pontos em vez de arriscar um acidente, como veio a suceder com alguns dos seus adversários.

Félix da Costa rodou sempre dos dois primeiros, que também o eram na partida, Oliver Rowland e Jean-Eric Vergne, e viriam a discutir entre si o triunfo na corrida, com o francês da Techeetah, campeão em título, a conseguir superiorizar-se ao britânico Nissan eDams, segundo no final.

A prova – que terminaria sob bandeiras amarelas devido a um acidente que envolveu Robin Frijns e Lucas di Grassi – não foi fácil para Félix da Costa, que nas últimas voltas sofreu uma forte pressão por parte de André Lotterer, mas conseguiria resistir ao alemão da Techeetah.

O top cinco seria completado por Daniel Abt, da Audi Sport, e Sebastien Buemi, da Nissan eDams. No entanto o suíço poderá vir a ser penalizado por ser o causador do acidente entre Frinjs e Di Grassi.

Sobre Lotterer também pende uma possível punição, devido a um toque em Alexander Sims, companheiro de Félix da Costa, causando o abandono do britânico da BMWi Andretti, que motivou a interrupção da prova, devido à má colocação do monolugar # 27 no meio da pista.

António Félix da Costa deixa a Ásia no comando do campeonato, indo para a próxima jornada, que se disputa em Roma (Itália) com três pontos de vantagem sobre Jerôme d’Ambrosio, que em Sanya foi apenas sétimo classificado.

Classificação final
1º Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) 1h02m50,185s
2º Oliver Rowland (Nissan eDams) + 1,762s
3º António Félix da Costa (BMWi Andretti) + 3,268s
4º André Lotterer (DS Techeetah) + 4,631s
5º Daniel Abt (Audi Sport Abt) + 5,972s
6º Sebastien Buemi (Nissan eDams) + 9,405s
7º Jerôme d’Ambrosio (Mahindra) + 17,340s
8º Pascal Wehrlein (Mahindra) + 18,367s
9º Mitch Evans (Jaguar) + 20,646s
10º Edoardo Mortara (Venturi) + 22,208s

Em destaque

Subir