Mundo

O mais poderoso apelo ao voto é feito por uma eleitora com 102 anos

Quando Jerry Emmett nasceu, as mulheres norte-americanas não tinham direito ao voto. Esta norte-americana recorda o dia em que, com 16 anos de vida, a mãe celebrou essa conquista. Desde 1932, Jerry cumpre o seu dever cívico. Neste vídeo, explica porquê.

Os políticos fazem apelos ao voto. Mas nenhum é tão poderoso como o de Jerry Emmett, uma norte-americana que agarra o voto por direito.

O patriotismo de Jerry é cantado todas as manhãs, ao som de um “God bless America”, uma cerimónia que cumpre, religiosamente, todas as manhãs, com uma bandeira que a orgulha.

Esta mulher de 102 vota, tão religiosamente como aquela cerimónia, desde que conquistou esse direito, com a maioridade.

eua_idosa_900

Antes, assistira a essa conquista, por parte da sua mãe, cuja maioridade não era suficiente para que pudesse escolher o seu candidato.

O Senado norte-americano aprovou a Décima Nona Emenda em 1919, dando início ao processo de ratificação, que se completa a 26 de agosto de 1920. As mulheres norte-americanas conquistam, nesse ano, o pleno direito de voto.

Jerry Emmett tinha 16 anos quando a mãe votou pela primeira vez, mas recorda-se dessa vitória – não das mulheres, mas da democracia.

Hoje, esta norte-americana tem 102 anos e pede a todos que vão às urnas, não apenas nas próximas presidenciais, que determinam quem sucede a Barack Obama, mas em todos os atos eleitorais.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir