Ciência

“Podemos deter a pandemia”, antecipa cientista ligado à vacina da Pfizer

O cientista turco Ugur Sahin, que está envolvido na pesquisa da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, garantiu acreditar que a mesma será capaz de “deter a pandemia”.

“Se a questão é se podemos deter esta pandemia com esta vacina, então a minha resposta é: sim, porque acredito que mesmo a proteção apenas contra infecções sintomáticas terá um efeito dramático”, afirmou o cientista turco, em declarações ao The Guardian.

Ugur Sahin, de 55 anos, tem participado no desenvolvimento da vacina em conjunto com a mulher, Oezlem Tuereci, de 53 anos.

Segundo o casal, a vacina será capaz de “arrasar o vírus”, dado que ‘ataca’ a vários níveis.

“A vacina impede a covid-19 de ter acesso às nossas células, mas, mesmo que o vírus consiga encontrar uma maneira de entrar, as células T atacam-no e eliminam-no”, explicou Ugur Sahin.

“Treinamos muito bem o sistema imunológico para aperfeiçoar esses dois movimentos defensivos. Agora sabemos que o vírus não se pode defender contra esses mecanismos”, concluiu o cientista turco.

De acordo com os resultados preliminares da fase três do ensaio clínico, a vacina da Pfizer apresentou uma taxa de eficácia de 90 por cento.

Em destaque

Subir