Motores

Pode ser o dia de consagração de Jean-Eric Vergne

Jean-Eric Vergne lidera folgadamente o Campeonato FIA de Fórmula E e poderá chegar ao título já este sábado em Nova York, na penúltima corrida da época.

Sam Bird é o único adversário que poderá contrariar o francês da Techeetah, pelo que no derradeiro fim de semana da competição de monolugares elétricos o seu foco está na posição relativa do britânico da DS Virgin.

Vergne quer ser o quatro campeão na história da Fórmula E e não tem dúvidas sobre o que terá de fazer em solo norte-americano:  “Se não o bater (a Bird) então ele ganhará sábado. Para ser honesto no começo da temporada não esperava estar nesta posição. Mas agora penso, porque não eu?”.

Mas como os ‘mind games’ também fazem parte destas coisas, o francês vai mandando ‘recados’ ao seu antigo companheiro de equipa. E o facto do traçado nova-iorquino ser mais longo do que foi no passado é algo a que Sam Bird não se pode ‘agarrar’, pelo menos para o piloto da Techeetah.

“Acho que ele está a tentar arranjar desculpas. O carro deles foi bom todo o ano. Não há uma única pista em que estivessem lentos, então espero que ele sejam rápidos aqui. Não interessa que haja três curvas novas. Certamente que a corrida de sábado será muito longa, muito difícil em termos de temperatura da bateria e também na economia de energia”, refere Jean-Eric Vergne.

O líder do campeonato admite que as suas “maiores fraquezas no passado na Fórmula E era a gestão da energia”, mas que isso ser torno na sua “maior força”. Por isso mostra-se “ansioso” pela primeira corrida do fim de semana, que no seu entender “será interessante”.

Vergne vem de um resultado menos positivo em Zurique, onde foi apenas 17º mas refere que na prova suíça o problema foi a aderência do seu carro. “Fiquei frustrado. Percebi que queria ganhar o campeonato lá e talvez fosse damasiado difícil. Agora já não tenho essa pressão. É o fim de semana do agora ou nunca”.

 

Em destaque

Subir