Nas Notícias

Pode o som ambiente recarregar a bateria do seu smartphone?

smartphone estadio Num futuro próximo, poderá ser possível recarregar um smartphone através do som ambiente, enquanto está sentado num café, ou num estádio de futebol, locais por natureza barulhentos. Graças a um projeto de cientistas da Universidade de Queen Mary, com o apoio da Nokia, a ideia foi transportada para um protótipo, que em breve poderá ser transportada para a realidade.

Este sistema de recarregamento das baterias de telemóvel funciona através de vibrações e do som, dispensando, obviamente, o carregador e, acima de tudo, a corrente elétrica.

A reposição da carga na bateria é feita através de um acumulador, recorrendo ao óxido de zinco e às suas propriedades piezoelétricas (fenómenos elétricos através da pressão sobre os corpos).

Em declarações ao site Mashable, Joe Briscoe, investigador daquela instituição de Queen Mary, destaca também que o carregamento por via do som “poderá aumentar a autonomia das baterias” de smartphone ou de outros aparelhos eletrónicos.

E como a ciência amiga do ambiente tem mais probabilidade de ser bem acolhida, este sistema inovador – que para já é apenas um protótipo – tem todas as hipóteses de vingar.

‘Silêncio. A bateria do seu smartphone já está recarregada’. Um dia esta frase pode fazer sentido, quando o protótipo deste mecanismo que usa o som para repor o nível de bateria de telemóveis for comercializado.

Em destaque

Subir