Nas Notícias

Pode escovar os dentes tranquilo: O triclosan, nos limites legais, não é prejudicial

dentes escovar Depois do Infarmed garantir a segurança do triclosan, em resultado da questão que envolveu a Colgate, marca de pasta de dentes, é a Sociedade de Estomatologia e assegurar que aquela substância é segura, desde que as concentrações permitidas por lei não sejam ultrapassadas.

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária reitera a posição do Infarmed, tranquilizando os consumidores que utilizam produtos com triclosan – cujos riscos cancerígenos em animais foram suscitados por uma investigação da Bloomberg News.

A questão levantada sobre o triclosan, presente em pastas de dentes e noutros produtos, levaram, ontem, o Infarmed a garantir que não há riscos para a saúde, desde que os limites permitidos por lei não sejam ultrapassados.

A legislação europeia relativa aos produtos cosméticos especifica “uma concentração máxima de 0,3 por cento em relação à utilização de triclosan como conservante”.

Este valor é considerado “seguro pelo Comité da Segurança dos Consumidores da Comissão Europeia em pastas dentífricas, sabonetes de mãos, sabonetes corporais, desodorizantes, pós faciais e cremes corretores”, explica o Infarmed, numa nota à imprensa.

“O triclosan é uma substância química utilizada de forma generalizada e em diferentes situações como conservante. A sua utilização é permitida e segura desde que se observem as imposições da legislação europeia relativamente a esta classe de produtos”, esclarece a autoridade do medicamento.

Assim, esclarece o Infarmed, “uma pasta de dentes para ser disponibilizada no mercado europeu poderá apresentar a substância triclosan”, dentro daqueles limites legais.

A autoridade do medicamento informa ainda de que não recebeu “qualquer alerta formal sobre a existência de produtos da marca Colgate Total com concentrações de triclosan superiores ao permitido legalmente”.

Esta nota do Infarmed surge após a divulgação de um relatório, divulgado pela Bloomberg News, que cita investigadores segundo os quais o triclosan presente num dentrífico da Colgate pode aumentar o risco de cancro.

No entanto, a Colgate desmente e garante que a substância só é potencialmente perigosa em quantidades elevadas, o que não é o caso. E lembra que a pasta de dentes está no mercado há quase 18 anos, sem registo de problemas do foro cancerígeno ou outro.

“Nos quase 18 anos que Colgate Total tem estado no mercado do EUA não houve nenhum problema de segurança”, salienta Thomas DiPiazza, porta-voz da empresa.

O triclosan é um químico que tem a capacidade de reduzir a contaminação através de bactérias.

É usado em alguns produtos domésticos, entre os quais sabonetes, detergentes e pastas de dentes.

Em destaque

Subir