Nas Notícias

Pobreza e risco de exclusão social ameaçam uma em quatro pessoas em Portugal

pobrezaCerca de um quarto da população residente em Portugal está quase em situação de pobreza ou de exclusão social. A média nacional (24,4 por cento) está em linha com a europeia (24,2 por cento), de acordo com os números hoje revelados pelo Eurostat.

A pobreza ou a exclusão social ameaçam afetar 2,6 milhões de pessoas em Portugal. Os números são do Eurostat e revelam que um em cada quatro pessoas que residem no país correm o risco de sofrer um destes dramas sociais. Este índice avalia o risco de pobreza, as graves privações materiais e a existência de agregados familiares com intensidade laboral muito reduzida.

Segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia, a média portuguesa neste tópico é de 24,4 por cento, em linha com os 24,2 por cento registados na União. A diferença está na evolução: enquanto nos 27 aumentou o número de pessoas em risco, em Portugal diminuiu.

Se em Portugal o risco existe para um em quatro cidadãos, na Bulgária é repartido quase igualmente, dada a média de 49 por cento. Roménia e Letónia, com 40 por cento, situam-se acima da Grécia (31 por cento). O risco é menor para Suécia e Holanda (16 por cento), logo seguidas por Áustria e Luxemburgo (17 por cento).

Em destaque

Subir