Artigo patrocinado

Pneus “marcianos” já estão a ser desenvolvidos nos Estados Unidos

A exploração espacial de Marte parece ser uma realidade cada vez mais próxima. A NASA, que é a principal agência espacial dos Estados Unidos, anunciou recentemente que se encontra a trabalhar com uma empresa privada norte-americana na construção de um novo tipo de pneu, que deverá ser utilizado em veículos destinados a missões espaciais em Marte.

O pneu deverá ser predominantemente usado em bicicletas e está perfeitamente adaptado ao estéril terreno marciano. Graças a uma estrutura de fios interligados e a uma malha densa construída em nitinol, o pneu consegue regressar à sua estrutura original mesmo depois de ter sido alvo de uma pressão extrema. É por isso um pneu capaz de se adaptar a todo o tipo de pisos, que também conta com uma notável capacidade de absorção de choque.

A revolucionária tecnologia de pneu, desenvolvida em colaboração com a NASA, não se encontra ainda disponível para fins comerciais e não existem para já certezas relativamente à possibilidade da sua introdução no mercado automóvel.

Como cuidar dos seus pneus… no planeta Terra?

Estima-se que mais de 2% de todos os acidentes automóveis estejam relacionados com falhas mecânicas e que 35% destes sejam causados por problemas de pneus. É por isso muito importante prestar atenção à “saúde” dos pneus do seu carro. Estas são algumas dicas e cuidados que podem ajudá-lo a evitar acidentes:

  • Escolha os seus pneus com cuidado

– Na hora de comprar novos pneus para o seu carro, procure uma opção de qualidade e que esteja adequada à sua viatura. O site de venda e comparação de pneus www.tiregom.pt inclui uma vasta seleção de pneus de qualidade a baixos preços, que podem ser consultados e comprados através da Internet.

  • Veja a pressão dos seus pneus pelo menos uma vez por mês

– Verificar se está tudo bem com a pressão dos seus pneus é vital para conduzir em segurança e os especialistas recomendam que este processo se realize pelo menos uma vez por mês. Ainda assim, é fundamentalmente importante verificar a pressão dos seus pneus antes de iniciar uma
longa viagem de carro, já que estes podem erodir quando expostos a altas temperaturas.

  • Em tempo de chuva, conduza mais lentamente

– Conduzir lentamente em tempo de chuva ou em piso molhado é muito importante, principalmente se conduz uma viatura antiga com pneus potencialmente desgastados. Quanto maior a velocidade, menores serão
os níveis de aderência do pneu ao piso, e a falta de tração natural pode dar origem a acidentes.

  • Tenha cuidado com a bagagem e passageiros

– Se o seu carro estiver muito pesado, os seus pneus podem ser expostos a uma quantidade extraordinária de calor e sofrer danos irreparáveis. Para conduzir em segurança, informe-se junto de um especialista em relação
ao peso máximo recomendado para a sua viatura (esta informação também pode ser consultada no manual do seu carro).

  • Verifique o alinhamento da direção sempre que possível

– Naturalmente, uma direção desalinhada pode afetar de modo severo a integridade e segurança dos pneus do seu carro. A direção da sua viatura pode ser facilmente alinhada (caso seja necessário) com uma visita periódica ao mecânico.

Em destaque

Subir