Nas Notícias

Pneumonia: Mais pessoas internadas, mais mortes nos hospitais públicos

pneumoniaA pneumonia provoca 81 internamentos por dia em Portugal, sendo que 16 dessas pessoas acabam por morrer. De acordo com um estudo que analisa o Serviço Nacional de Saúde (SNS), aumentaram os casos de pneumonia nos últimos anos. Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Pneumonia.

A prevalência da pneumonia em Portugal foi auscultada, num estudo que analisou os últimos 10 anos no Serviço Nacional de Saúde, divulgado hoje. Segundo essa pesquisa, que avaliou apenas hospitais públicos, há em média 81 internamentos por dia, sendo que destes 16 acabam por resultar em morte.

Em declarações à agência Lusa, Filipe Froes, pneumologista e um dos principais autores do estudo, indica que há um aumento de casos de internamento por pneumonia em Portugal, nos últimos anos.

“Aumentámos de forma muito significativa os internamentos por pneumonia adquirida na comunidade. Entre 1998 e 2000, a pneumonia representava 2,9 por cento do total de episódios de internamentos em adultos e, dez anos depois, aumentou para 3,7 por cento”, realça.

A justificar este aumento estará o envelhecimento da população, bem como um aumento das doenças crónicas como a obesidade, hipertensão e diabetes.

As causas deste aumento podem ser um maior envelhecimento da população, ligado também a um crescimento de doenças crónicas como diabetes, hipertensão e obesidade.

Os internamentos por pneumonia subiram de forma mais significativa em pessoas com pelo menos 65 anos: mais 7,1 por cento. Em idosos com mais de 75 anos, o aumento de internamentos atinge os nove por cento. Nove em cada dez pessoas internadas devido a uma pneumonia tinham mais de 50 anos, na última década. Se a idade é fator de risco, assinala-se também que nos homens há mais casos.

Na última década, verificou-se um aumento de mortos por pneumonia nos hospitais públicos. Se entre 1998 e 2000, em média, 17,3 por cento dos doentes internados morriam, já em 2010 essa percentagem subiu para os 20 por cento.

Hoje é o Dia Mundial da Pneumonia, data importante que se assinala com o objetivo de relembrar pais, familiares e educadores que a vacinação é a principal forma de prevenir a doença pneumocócica.

De acordo com os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, a doença pneumocócica é responsável por cerca de três milhões de mortes por ano em todo o mundo, sendo que 476 mil mortes são crianças com idade inferior a 5 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde.

A prevenção da doença pneumocócica (que engloba a pneumonia) é fundamental, uma vez que, para além de ser potencialmente grave, pode ser contagiosa, através de tosse ou espirros, colocando em risco os doentes e todos os que possam estar em contacto com quem tem a doença. Neste Dia Mundial da Pneumonia, é lançado um alerta para uma doença que mata cada vez mais.

Em destaque

Subir