Mundo

PM de Cabo Verde convida investidores a aproveitarem as condições do país

O primeiro-ministro cabo-verdiano convidou hoje os investidores a aproveitarem as condições de estabilidade, confiança, boa governação, localização e posicionamento externo de Cabo Verde para investirem no país, durante a Conferência de Doadores e Investimentos, em Paris.

Com o lema “Construindo Novas Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde”, a conferência decorre hoje e na quarta-feira na capital francesa.

“Em Cabo Verde, é com o nosso capital humano, a nossa estabilidade, a nossa democracia, a boa governança, a nossa localização e o cosmopolitismo nas relações com o mundo, que transformamos os parcos recursos naturais em educação, saúde, rendimento e bem-estar para as pessoas”, disse o chefe do Governo.

Ulisses Correia e Silva convidou os investidores a aproveitarem as condições de Cabo Verde para “investirem em Cabo Verde com rentabilidade, acederem a mercados da África ocidental e a mercados de proximidade no Atlântico médio” a partir deste país “nos domínios do turismo, dos transportes, da economia azul, das energias renováveis, da economia digital, da indústria e dos serviços financeiros”.

Enquanto “pequeno Estado insular, o desempenho e sucesso económicos de Cabo Verde dependem, necessariamente, da sua inserção no Sistema Económico Mundial (SEM), num contexto de grande abertura económica e de proximidade a espaços económicos dinâmicos que permitam ao país o acesso a investimentos, capitais, mercados, tecnologia, conhecimento e segurança, para acelerar o crescimento económico”.

“A relação do país com a economia mundial passa a estar assente não numa inserção via ajuda pública ao desenvolvimento, como aconteceu ao longo de várias décadas, mas via investimentos, produção, comércio e integração em redes”, acrescentou.

Nesta conferência, Cabo Verde vai “apresentar um país «em movimento» e as medidas a serem tomadas para dar vida à sua visão de uma “economia circular” integrada” e “explorar oportunidades para um envolvimento mais estratégico com fornecedores das finanças públicas e privadas em apoio às intervenções transformadoras de desenvolvimento”.

Os representantes cabo-verdianos contam apresentar Cabo Verde como “um país parceiro estável e confiável, com registo de realizações”, e “ligar os investidores privados às principais oportunidades de desenvolvimento” neste país.

A criação de “novas parcerias técnicas e financeiras entre os fornecedores das finanças públicas e privadas” está igualmente na agenda da delegação cabo-verdiana.

No início do encontro, o chefe do Governo cabo-verdiano recordou que, “desde a independência, Cabo Verde fez um percurso que contou sempre com a cooperação dos parceiros de desenvolvimento”.

Tendo em conta que muitos dos países que apoiaram e apoiam Cabo Verde estão representados nesta conferência, como Portugal e o Luxemburgo, e instituições como a União Europeia ou o Banco Mundial, Ulisses Correia e Silva reconheceu e agradeceu a cooperação.

Em destaque

Subir