Categorias: MundoNas Notícias

PM britânica diz que acordo para o Brexit cumpre referendo e protege economia e segurança

A primeira-ministra britânica defendeu hoje que o acordo negociado com a União Europeia para a saída do Reino Unido cumpre o resultado do referendo de 2016, mas protege a economia e a segurança dos britânicos.

Confrontada na sessão semanal de perguntas no parlamento por um membro do próprio partido sobre o risco de perder o apoio de muitos deputados Conservadores e de “milhões de eleitores” por causa do rascunho para um acordo anunciado na terça-feira, Theresa May rejeitou que esteja a trair o resultado do referendo que ditou o Brexit, em 2016.

“O que estamos a fazer é um acordo que concretiza esse voto, mas, ao fazê-lo, protege empregos, protege a integridade do nosso Reino Unido e protege a segurança das pessoas neste país”, vincou.

Também o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, colocou em causa o mérito do texto, alegando ser o resultado de “dois anos de negociações falhadas” e um fracasso perante as condições impostas pela própria primeira-ministra.

“Não concretiza um Brexit para todo o país, infringe as ‘linhas vermelhas’ da primeira-ministra, não oferece um acordo económico forte que proteja empregos e a indústria”, acusou.

May reiterou que este é um “bom acordo”, que respeita “o voto do povo britânico, retoma o controlo de nosso dinheiro, lei e fronteiras, que garante a saída da política comum de pesca, da união aduaneira e da política agrícola comum, mas protegemos os empregos, protegemos a segurança e protegemos a integridade do Reino Unido”.

May indicou que o conselho de ministros vai estar hoje a analisar o rascunho do acordo que as equipas negociadoras produziram “e considerar e decidir o que fazer em seguida no interesse nacional”.

Se for aprovado, o documento deverá ser tornado público e a primeira-ministra deverá voltar à Câmara dos Comuns para explicar o resultado, possivelmente só na quinta-feira.

A primeira-ministra prometeu também que, se o rascunho for aprovado e um acordo final for assinado com a União Europeia, será dada informação antes de um voto no parlamento britânico, “para que os deputados possam tomar a sua decisão à luz dos detalhes do acordo”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias