Ciência

Plutão, o anão com água congelada e céu azul

A NASA continua a recolher novidades de Plutão, graças à sonda New Horizons. O planeta-anão tem água, congelada, e um surpreendente céu azul. “Quem é que esperaria um céu azul na Cintura de Kuiper? É maravilhoso”, comentou o investigador Alan Stern.

Há água em Marte, revelou a NASA há poucos dias; há água em Plutão, revela agora a mesma agência.

As informações mais recentes enviadas para a Terra pela sonda New Horizons são surpreendentes. O planeta-anão tem uma atmosfera com neblinas azuis, o que deixou os investigadores da agência espacial dos EUA extasiados.

“Quem é que esperaria um céu azul na Cintura de Kuiper? É maravilhoso”, resumiu Alan Stern, o mesmo responsável da NASA que há dias comentava a descoberta de água em Marte.

Carly Howett, outro investigador ligado à missão New Horizons, foi mais detalhado na explicação: “Aquela impressionante tonalidade azul dá-nos informação sobre o tamanho e a composição da neblina de partículas. Um céu azul muitas vezes resulta da dispersão da luz solar por partículas muito pequenas”.

Se na Terra essa dispersão ocorre devido às moléculas de nitrogénio, que são partículas “muito, muito pequenas”, o céu azul de Plutão deve-se, segundo Carly Howett, a umas partículas de maior dimensão (“embora ainda muito pequenas”), as tolinas.

Mas a grande revelação é que o planeta-anão também tem água, em estado sólido. De acordo com a NASA, Plutão esconde grandes depósitos de gelo.

“Não vemos água gelada exposta em grandes extensões de Plutão, porque aparentemente estão disfarçados debaixo de outros tipos de gelo, mais voláteis, ao longo do planeta. Perceber porque é que a água aparece exactamente ali e não noutro sítio é o desafio a que nos vamos entregar”, destacou Jason Cook, um outro investigador da NASA.

A missão da sonda New Horizons, que deixou a Terra há nove anos e chegou a Plutão a 14 de julho deste ano, é coordenada pelo Southwest Research Institute, da NASA.

https://www.youtube.com/watch?v=xccWZayIMi0

Em destaque

Subir