Desporto

Platini acha “justo” que UEFA atribua final europeia a Portugal em 2014

estadio_luz_1O presidente da UEFA, Michel Platini, considera “justo” que seja satisfeito o pedido feito pela Federação Portuguesa de Futebol. Gilberto Madail revelou à Renascença que solicitou àquele órgão que entregue a Portugal a final de uma competição europeia, em 2014. Só o Estádio da Luz pode ser o palco escolhido para a Liga dos Campeões, Dragão tem condições para receber a Liga Europa. Alvalade acolheu recentemente uma final.

Em declarações à Rádio Renascença, o presidente da Federação, Gilberto Madail, revelou que fez um pedido ao seu homólogo da UEFA, Michel Platini, para que seja entregue a Portugal, a organização da final de uma competição europeia no ano de 2014.

Neste ano, a Federação Portuguesa de Futebol assinala o seu centenário, o que levou Madail a proceder ao pedido. “Pedimos à UEFA, em julho, que nos atribuísse a organização de uma final, no âmbito do centenário da Federação”, revelou.

Neste momento, Michel Platini encontra-se a analisar este desejo português, que terá de ser apreciado no seio do organismo. No entanto, Platini já se manifestou. Segundo referiu Madail, “o presidente da UEFA considerou o pedido justo” e prometeu que “serão analisadas várias possibilidades”.

Gilberto Madail referiu ainda que a Federação “não especificou qual a final que quer acolher”, abrindo a porta à Liga Europa, mas também à Liga dos Campeões, que é a principal prova europeia de clubes.

Apesar de Portugal não ter estádios com capacidade para receber uma final da Liga dos Campeões, o presidente da Federação acredita que a UEFA “possa abrir uma exceção” e escolher o Estádio da Luz para esse grande jogo.

Se não houver exceções e a prova designada pela UEFA for a Liga Europa, abrem-se as portas de outros palcos: Dragão e Alvalade, com vantagem para o estádio do FC Porto, uma vez que o recinto leonino já foi palco de uma competição europeia, em 2005, curiosamente com o Sporting a apurar-se para a final, que viria a perder, frente ao CSKA de Moscovo.

Em destaque

Subir