Nas Notícias

Plano de contratação para 35 horas na saúde “bastante aquém” do necessário

Os 2000 profissionais de saúde que o Governo pretende contratar para suprir as necessidades da passagem às 35 horas de trabalho a partir de 1 de julho ficam “bastante aquém” do necessário, segundo os administradores hospitalares.

O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, disse hoje à Lusa que “o impacto a partir de 1 de julho equivale a 12,5 por cento dos contratos individuais de trabalho”, sendo que contratar 2.000 profissionais “fica bastante aquém do impacto”.

Alexandre Lourenço lembra que ainda nem sequer foi neutralizada a situação de passagem das 40 para as 35 horas de trabalho ocorrida em 2016.

O ministro da Saúde disse na quarta-feira no parlamento que pelo menos dois mil profissionais de saúde serão contratados a partir do próximo mês na primeira vaga de recrutamento para cobrir as necessidades da passagem de trabalhadores às 35 horas semanais.

Adalberto Campos Fernandes foi questionado várias vezes pelos deputados sobre a quantidade de profissionais que o Governo está a planear contratar para cobrir as necessidades que resultam da passagem de enfermeiros, assistentes e técnicos das 40 para as 35 horas de trabalho semanais, a partir de 1 de julho.

O ministro disse que os números definitivos estão a ser ultimados, mas que, numa primeira fase, em julho, haverá uma primeira colocação que “ultrapassará os dois mil profissionais”.

Depois de julho irão sendo feitos ajustamentos e uma segunda fase de contratações está prevista para setembro ou outubro, segundo o ministro.

Sobre os receios de falta de planeamento atempado destas contratações, o ministro indicou que também há dois anos foram traçados cenários semelhantes, tendo o sistema conseguido ajustar-se.

Adalberto Campos Fernandes vincou ainda que, para o Governo, as 35 horas de trabalho semanal “não são um capricho, nem um favor, nem uma benesse aos profissionais: “são um reconhecimento do esforço, uma valorização do preço por hora e uma forma de dar algum descanso e alívio”.

Em destaque

Subir