Nas Notícias

Plano de combate ao frio para sem-abrigo pronto para ser ativado segunda-feira

A decisão oficial só deverá ser conhecida amanhã, mas o plano de contingência da Câmara de Lisboa para a população sem-abrigo devido ao frio está pronto para ser acionado esta segunda-feira.

“Tudo indica – e todas as entidades e meios já estão em alerta e articulados – que o plano vai ser ativado na segunda-feira”, comunicou fonte oficial do município à agência Lusa.

“A decisão só vai ser tomada amanhã [domingo]”, ressalvou, após a avaliação das previsões meteorológicas.

Este plano de contingência da Câmara de Lisboa é ativado devido a temperaturas baixas em, pelo menos, dois dias consecutivos.

Apesar disso, fonte do município sublinhou que as alterações climáticas têm alterado estes requisitos, sendo que o plano de contingência está sempre disponível para ser ativado.

“Com as alterações climáticas deixou de haver o critério redutor de estações do ano”, frisou.

A ser ativado o plano, a Câmara de Lisboa irá disponibilizar um pavilhão com espaços de higiene, comida e agasalhos para os sem-abrigo. Serão também distribuídas refeições e agasalhos por equipas de rua.

A autarquia irá ainda reunir-se com a administração do Metropolitano de Lisboa para decidir quais as estações que estarão abertas durante a noite e que servirão de abrigo para esta população.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas mínimas rondarão os três e os cinco graus celsius entre segunda e quinta-feira.

Em destaque

Subir