Nas Notícias

PJ trava venda de cartas de condução. Subornos chegavam aos 3000 euros

Operação ‘Condução Perigosa’, da Polícia Judiciária, permitiu desmontar um esquema de compra de cartas de condução, com recurso a subornos a examinadores, instrutores e um intermediário. Um dos condutores que pagou para passar no exame foi considerado culpado de um acidente grave, do qual resultaram feridos graves.

Algumas escolas de condução estão envolvidas num esquema de compra de cartas, que conduz às estradas pessoas sem qualquer preparação. A Polícia Judiciária tinha conhecimento desta realidade e lançou uma operação que volta a dar frutos.

Está desmantelada mais uma rede de subornos que tinha como objetivo evitar chumbos de condutores nos exames a que têm de ser sujeitos. A Polícia Judiciária levou a cabo a operação ‘Condução Perigosa’, na Grande Lisboa, e deteve oito pessoas, entre as quais seis examinadores, um instrutor e um intermediário neste negócio.

A troco de milhares de euros, alguns dos alunos tinham via verde e recebiam a carta sem necessidade de provar conhecimentos. O esquema funcionava a partir de um intermediário, que colocava as duas partes – alunos e examinadores – em contato. Os pagamentos eram feitos e o aluno, sem preparação, recebia a carta.

Um dos participantes nestes subornos chegou mesmo a ser considerado culpado num violento acidente, do qual resultaram feridos graves. O diretor de uma escola que vendia cartas de condução cumpria mesmo um período de suspensão, há já vários anos, exatamente em resultado de um processo idêntico.

Os detidos, que têm idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, vão ser ouvidos por um juiz de instrução. É possível que a PJ possa proceder a mais detenções. Os condutores que compraram a carta poderão ser os senhores que se seguem.

A operação ‘Condução Perigosa’ foi levada a cabo na Grande Lisboa, pela Direção Central de Combate ao Crime Económico, e tem como objetivo deslindar casos de corrupção, que se suspeitava. Diversas escolas têm sido alvo de buscas. Há um ano, duas pessoas de uma escola foram detidas, em resultado desta operação da Polícia Judiciária.

Em destaque

Subir