Cultura

PJ Harvey galardoada com o prémio Mercury

A cantora britânica PJ Harvey recebeu o prémio Mercury, que distingue o seu último álbum, ‘Let England Shake’. Trata-se de um disco influenciado pelo ataque ao World Trade Center, a 11 de setembro de 2001.

Não é a primeira vez que PJ vence os prémios Mercury. Há 10 anos, também foi contemplada com este prémio, mas não pode estar presente na cerimónia, pois encontrava-se retida em Nova Iorque, aquando do ataque às torres gémeas.

Agora, ao contrário do que aconteceu em 2001, a cantora teve a possibilidade de receber o galardão em mãos e ainda de atuar ao vivo.

Os prémios Mercury visam distinguir o melhor disco do ano do Reino Unido e Irlanda, não pela quantidade de vendas, mas pela criatividade e qualidade do artista.

Harvey, mostrou-se radiante afirmando estar muito contente pelo reconhecimento do seu último trabalho, que fala sobre os horrores da guerra, disco este influenciado pelos ataques do 11 de setembro. Para a produção do álbum, PJ chegou mesmo a conversar com soldados no Afeganistão e no Iraque.

Simon Frith, crítico de música e presidente do júri declarou que ‘Let England Shake’ “é um exemplo de conceção completa de um artista num álbum”.

Em destaque

Subir