Mundo

É uma pistola, ou um smartphone? Ou é mais uma polémica à americana?

Uma pistola em formato de smartphone será colocada à venda nos Estados Unidos, o que gera polémica, num país que já está dividido na questão do livre acesso a armas de fogo. O objetivo desta pistola é passar despercebida, para proteger o utilizador. O problema é que o utilizador pode ser um criminoso…

Uma empresa do Minnesota, nos EUA, está prestes a colocar no mercado um produto que vai dar que falar. Aliás, já começou a dar que falar. Trata-se de uma pistola que apresenta a forma de uma arma de fogo.

“É uma pistola concebida para que se pareça com um smartphone, dobrável, pronta para disparar com um simples e seguro método”, garantem os responsáveis da Ideal Conceal.

A empresa justifica a aposta neste produto: “Os smartphones estão em todo o lado… Assim, será possível esconder facilmente esta nova pistola. Bloqueada, é praticamente impercetível e segura”.

O dispositivo (de calibre .380, com capacidade para duas balas) vai ser colocado à venda dentro de pouco tempo, ainda durante este ano, garantem os responsáveis da empresa. Custará cerca de 400 dólares.

A pistola pode ser colocada no bolso sem que o seu dono mostre que está armado. E… polémica. Num país onde a questão do facilitismo ao acesso de armas já gera polémica – o livre acesso que uns defendem é a causa de elevada criminalidade que outros contestam –, lançar ua pistola camuflada não poderia ser pacífico.

Os norte-americanos estão divididos sobre esta questão, mas há números que não têm direito ao contraditório. Todos os anos morrem nos EUA cerca de 35 mil pessoas, vítimas de armas de fogo.

A nova arma não promete combater este número. Afirmando-se como novidade, ameaça banalizar ainda mais o uso de pistolas, o que gera a preocupação do diretor da Associação Nacional de Organizações da Polícia.

“O conceito de arma camuflada é uma fonte de preocupação”, disse Bill Johnson, em declarações à CNN.

Veja a arma:

smarphone arma

Em destaque

Subir